Os X Games não acontecerão mais fora dos Estados Unidos. A ESPN, realizadora do campeonato de esportes radicais, anunciou nesta quinta-feira (3) que cancelou as edições internacionais do evento, que foram realizadas em cidades como Barcelona, Munique, Tignes e, no Brasil, em Foz do Iguaçu (PR) – que recebeu a etapa pela primeira e única vez enter 18 e 21 de abril deste ano, atraindo cerca de 60 mil pessoas.
De acordo com comunicado enviado à imprensa, a emissora afirmou que “a decisão de cancelar as etapas fora dos Estados Unidos foi tomada baseada na projeção de resultados a longo prazo do evento”. Ainda de acordo com o documento, a ESPN disse não enxergar “um caminho economicamente sustentável para esses eventos”. A emissora, porém, se comprometeu a manter os X Games acontecendo em território americano, nas sedes de Aspen, Colorado e no novo local, Austin, no Texas, o que assegura a continuidade da marca.
“A ESPN Brasil tem muito orgulho do trabalho que realizamos em parceria com a Brunoro Sports Business nos X Games de Foz do Iguaçu e somos gratos pelo empenho, dedicação e profissionalismo que eles demonstraram. Organizamos um evento de classe mundial para os atletas e para os fãs, tendo como pano de fundo um dos locais mais deslumbrantes do mundo”, disse German Hartenstein, diretor geral da ESPN Brasil. A nota esclarece ainda que o X Games é uma marca da ESPN americana e seu cancelamento no Brasil não implica em qualquer alteração nas atividades da emissora no Brasil.
Aposta continua
Após o comunicado da ESPN, a Brunoro Sports Business, responsável pela organização da etapa de Foz do Iguaçu do X Games, divulgou uma carta na qual destaca que “lamenta, mas respeita a decisão da ESPN Internacional em descontinuar as etapas globais dos X Games nas cidades de Barcelona, Munique, Foz do Iguaçu e Tignes”.
No documento, a empesa acrescentou que “apesar da mudança de estratégia da ESPN Internacional, a BSB acredita na profissionalização dos esportes de ação no Brasil, tendo em vista que a categoria tem mais de cinco milhões de praticantes no país, em diferentes modalidades. A empresa tem convicção no sucesso dessa plataforma e afirma que manterá seu foco em trabalhar os esportes de ação por meio de diversas ações e outros projetos já desenhados pela empresa”.
*atualizada às 10h23 desta sexta-feira (4)