A ESPN, que neste ano comemora seu 20º aniversário no Brasil, adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul. A negociação foi feita diretamente com a Globo, que tem a exclusividade de transmissão do evento no Brasil.
A Copa do Mundo, que é o maior do futebol internacional, terá cobertura multimídia da ESPN com três canais, conteúdos exclusivos para internet e celulares, além de ações promocionais com os fãs de esporte.
Ainda esta semana a ESPN começa a comercializar as cotas de patrocínio da sua cobertura. Serão seis cotas máster e cada uma dará ao patrocinador mais de 12 mil inserções em TV, 27 milhões inserções na internet e 50 mil inserções em conteúdos para celular de junho de 2009 a julho de 2010. “É a primeira Copa do Mundo multimídia da ESPN Brasil e isso certamente será um diferencial para os nossos anunciantes, pois vamos impactar o fã de esportes em diversos pontos de contato”, diz Marcelo Pacheco, diretor comercial da ESPN no Brasil.
Os canais ESPN vão transmitir todos os 64 jogos ao vivo. José Trajano, diretor de Programação e Jornalismo da ESPN no Brasil, comenta que será a maior cobertura de todos os tempos no canal. “Teremos um grande número de profissionais e integração entre todas as mídias. Com a experiência que já acumulamos nos eventos anteriores, temos obrigação de fazer a nossa melhor cobertura”, comenta . A preparação para a transmissão do evento começa já em junho deste ano nos canais ESPN e ESPN Brasil e no ESPN.com.br, quando uma contagem regressiva dará início à cobertura.
Na TV, o pacote inclui a transmissão das Eliminatórias Sul-Americanas, Européias, Africanas e da Concacaf para a Copa, Amistosos Internacionais, e ainda o sorteio em dezembro que definirá as oito chaves da competição e a Copa Africana de Nações que será disputada em janeiro e fevereiro de 2010 em Angola, reunindo as melhores seleções do continente. Além das transmissões, os canais ESPN trarão uma programação com séries especiais e documentários inéditos sobre a história das copas, os preparativos para o Mundial na África e as 32 seleções classificadas.
Já na internet, a ESPN disponibilizará a partir de junho uma sub home no site ESPN.com.br. Haverá ainda um hotsite para o Concurso Cultural Copa do Mundo, que levará dois vencedores e seus acompanhantes para assistir na África do Sul a um jogo do Mundial. Os fãs também poderão concorrer a prêmios no “Bolão da Convocação” em março e no concurso “A Copa é Minha”, enviando fotos, vídeos e textos para contar histórias pessoais relacionadas às Copas. O canal fará ainda mais uma edição do “Bolão da Copa”, a partir de abril de 2010. Em agosto, começará a ser trabalhado o Minuto Copa, com vídeos de um minuto de duração que o fã de esporte poderá baixar gratuitamente em seu celular ou assistir em duas exibições diárias durante a programação na ESPN Brasil.