(Photo by Florian Olivo on Unsplash)

O próximo ano já começa a dar as caras e as agências e anunciantes preparam suas estratégias de mídia de olho em 2020. Para antecipar as tendências e apresentar os principais desafios que terão pela frente, a Kantar lança o estudo global Tendências & Previsões de Mídia.

A mensagem principal é o ‘paradoxo digital’ que o novo ano reserva. Assim como nos anos anteriores, a tecnologia continuará a redefinir o cenário da mídia em 2020, criando oportunidades e desafios para os profissionais de marketing. À medida que os gastos com anúncios em plataformas sociais e tecnológicas continuam aumentando, as inovações tecnológicas também permitirão um renascimento do envolvimento no mundo real. De acordo com o Tendências & Previsões de Mídia da Kantar, os profissionais de marketing e veículos de mídia serão desafiados a desenvolver habilidades, modelos de engajamento e recursos de medição para engajar os consumidores em um cenário cada vez mais concorrido.

A Kantar acredita que, embora os novos canais de mídia em evolução criem oportunidades, o dilúvio de pontos de contato digitais tornará mais difícil a conexão com os consumidores. Os profissionais de marketing também precisarão navegar no “dilema dos dados”, atendendo à demanda do consumidor por conteúdo relevante e personalizado, sem quebrar a confiança e a privacidade.

O material está dividido em três principais temas: as tendências tecnológicas que transformam o cenário de mídia os espaços que as marcas podem ocupar com confiança; e o contexto e os catalisadores da mudança. Leia mais sobre cada um deles:

1) As tendências tecnológicas que transformam o cenário de mídia

• O 5G finalmente se torna real

O setor de marketing será um dos principais beneficiários da era 5G, multiplicando exponencialmente o alcance e o engajamento com os consumidores. Apesar disso, aproveitar a oportunidade do 5G exigirá uma transformação significativa dos profissionais de marketing.

• A batalha das plataformas de streaming
Novos players de mercado agitam o setor, mas é preciso ficar atento à um mercado cada vez mais desordenado, que trará fadiga de assinatura entre os consumidores.

• Aumentando o volume
As marcas aumentam o volume e acham sua voz quando entramos em uma nova era da publicidade em áudio. Novos canais de áudio estão prontos para ganhar destaque.

• O conteúdo se alia ao comércio
O conteúdo e o comércio convergirão à medida que o ‘anúncio publicitário’ evolui de social para compra em diversos meios, resultando em uma contração do ciclo de marketing.

2) Os espaços que as marcas podem ocupar com confiança:

• As marcas voltam à realidade
As marcas equilibrarão sua presença digital com mais experiências do mundo real, o que significa que poderemos ver uma desaceleração no ritmo do crescimento da publicidade digital.

• As marcas assumem uma posição
Assumindo a liderança dos consumidores, as marcas se tornarão mais radicais em 2020. Apesar disso, é preciso garantir que a estratégia de mídia esteja alinhada com os valores e propósitos das organizações.

• Apenas cresça
O marketing de influenciadores deve medir o que importa e amadurecerá à medida que as marcas começarem a colaborar mais profundamente, levando a aferição de métricas mais a sério em 2020.

• Prepare-se para jogar
O e-sports se tornará mais popular nos próximos 12 meses, apresentando oportunidades lucrativas para os proprietários de mídia e anunciantes que melhor aproveitarem as regras do jogo.

3) O contexto e os catalisadores da mudança

• Encare a mudança
A tendência de internalizar o setor de mídia das empresas continuará à medida que mais marcas criarem suas próprias equipes de especialistas digitais, empurrando agências e anunciantes para fora de suas zonas de conforto tradicionais, em uma nova forma de colaboração.

• Sem biscoitagem
O fim dos cookies pode deixar muitos profissionais de marketing no escuro. Os anunciantes precisam se preparar agora para a nova “economia mista”. As integrações diretas entre publishers e parceiros de mensuração vão mudar a forma de analisar métricas.

• O dilema dos dados
Diante de uma legislação mais robusta, a ética da privacidade virá à tona e os profissionais de marketing projetarão iniciativas de personalização com a mentalidade de colocar a pessoa em primeiro lugar, em detrimento da máquina ou do tecnológico.

• Campanha 2020
A publicidade política criará aglomeração e desordem em 2020, especialmente no cenário da mídia nos EUA. Os anunciantes precisarão repensar suas estratégias durante a temporada da campanha.

Para Jane Ostler, global head of media effectiveness da divisão de Insights da Kantar, 2020 será um ano emocionante para os profissionais de marketing: “mais possibilidades de publicidade e conteúdo, juntamente com os dados gerados, criam uma infinidade de oportunidades para profissionais de marketing e veículos de mídia. Com novas oportunidades, surgem novos desafios”, declarou.

Andy Brown, CEO da divisão de mídia da Kantar acrescentou: “estamos lançando o Tendências & Previsões de Mídia em um momento crítico para a indústria. Reunindo conhecimentos e dados de toda a Kantar, esta coleção fornece uma janela para as forças que estão moldando o cenário da mídia e esperamos continuar essas discussões importantes com nossos clientes e parceiros ao longo de 2020 e além”, finalizou Brown.