Estudo mostrou também as plataformas preferidas dos gamers brasileiros
A "Pesquisa Game Brasil" (PGB) mostrou que 70,1% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos. Em conhecimento, os eSports cresceram 1,7 ponto percentual em relação à "PGB 2022", registrando agora 82,9% de awareness entre os gamers no Brasil.
Além disso, 48,8% do público que consome jogos pratica algum esporte eletrônico, hábito que se manteve estável em comparação à última edição da pesquisa (48,7%).
Acompanhar ou assistir eSports é outro comportamento que se manteve estável entre os gamers brasileiros. De acordo com a "PGB 2023", 63,8% têm esse hábito, crescimento de 0,6 ponto percentual em relação à edição anterior do levantamento. Grande parte destes (39,2%) assiste a vídeos ou lê sobre a modalidade de 1h a 3h por semana.
A frequência de consumo de conteúdo é, para a maioria dos gamers (26,5%), de duas vezes por semana, enquanto 26,1% consomem três vezes por semana e 18,2% diariamente. Apenas 10,5% dos entrevistados consomem conteúdo de eSports menos de uma vez por semana, enquanto 1,1% afirma não consumir conteúdo.
De acordo com o novo painel da "PGB 2023", 74,6% do público gamer brasileiro se mantém informado sobre competições de eSports por meio de canais especializados. O dado está bastante acima de quem acompanha o segmento por meio dos canais de times e atletas (36,8%) e de celebridades de eSports (36,1%).
Já o formato de conteúdo preferido dos gamers no Brasil para acompanhar a modalidade são partidas online transmitidas ao vivo ou gravadas (79,7%), seguido por notícias online (61,8%) e, por fim, presencialmente em arenas de torneios, espaços de eventos e nos próprios clubes de eSports (50,2%).
No ambiente digital, a principal plataforma para consumir conteúdo de eSports é o YouTube (72,5%), seguido pelo canal SporTV (40,2%) e Instagram (38,9%).