As produções estão voltando aos poucos e a esperança de um bom ano para o mercado anima o setor de publicidade

Após dois anos de pandemia e uma queda de 14% no volume total de registro de obras publicitárias, de acordo com os números apresentados pela Ancine em 2021, as produtoras esperam que o mercado volte ao que era antes e mantém a aposta no digital para 2022. Com o avanço da vacinação no país, as produções estão voltando aos poucos e a esperança de um bom ano para o mercado anima o setor de publicidade.

Rejane Bicca, Diretora Geral da O2 Filmes (Divulgação)

“Para 2022, desejo que a gente consiga manter a estabilidade do mercado e uma tentativa de normalidade para o audiovisual, que as vacinas sejam eficazes e acessíveis para todo mundo. Além disso, espero também que o Brasil vote bem e consciente nas próximas eleições. Desejo boas festas, com saúde, responsabilidade e um ano novo com muita prosperidade a todos os leitores do PROPMARK”

Guilherme Passos, Produtor Executivo da Associados (Divulgação)

“No geral estamos otimistas com a economia e com a conscientização do mercado com pautas importantes tanto sociais quanto ambientais. Prevemos 2022 com campanhas ainda mais inclusivas. Após convivermos com protocolos sanitários e com sets de filmagem com horas de trabalho reduzidas, também prevemos uma preocupação crescente com a saúde dos profissionais de produção"

Chico Pedreira, Produtor executivo da Pródigo (Divulgação)

“O Brasil em 2022 será uma mistura de otimismo com incerteza. Otimismo por causa do índice de vacinação (excelente trabalho do nosso SUS) e da esperança de dias melhores do ponto de vista humano. Incerteza profunda quando olhamos a nossa economia indicando ‘estagflação’ em um ano de provável turbulência por causa da eleição presidencial. Para a Pródigo, o ânimo é grande. Começaremos o ano filmando duas séries para o streaming: a segunda temporada de Cidade Invisível para a Netflix e a primeira temporada de Amar é para os Fortes, criada por Marcelo D2 e Antonia Pellegrino, para a Amazon Prime Video. Além disso, temos mais duas séries em desenvolvimento e três longa-metragens. Estamos animados também com as perspectivas da propaganda, já que em 2021 tivemos a consolidação de um novo time plural de diretoras e diretores, incluindo novos e jovens talentos. Nossa maior missão em 2022 continua sendo dar espaço e voz a novos talentos, trazendo a oportunidade e a formação. Além disso, a Pródigo anunciará uma novidade em que as marcas poderão ser proponentes dentro do mercado de entretenimento. Aguardem!”

Daniel Soro, Sócio e Diretor de Cena da Piloto (Divulgação)

“O mercado de produção já retomou e está com muita força no digital, com mais filmagens até do que antes da pandemia. Para 2022, mais que uma esperança, temos uma demanda grande já contratada e até por isso estamos reforçando a equipe e o casting de diretores para atender a esse crescimento. Não sei se esse cenário muito positivo ocorre para todas as produtoras, para o mercado de publicidade ou mesmo para o país inteiro, mas com certeza é positivo para aqueles que estão investindo forte na produção de conteúdo e publicidade para os meios digitais”

Igor Ferreira, sócio e diretor executivo da Corazon Filmes (Divulgação)

"Acredito que 2022 vai ser um ano muito positivo para o nosso mercado. No segundo semestre de 2021, já começamos a sentir um aumento no volume e na grandiosidade das produções, com os clientes que tinham demandas reprimidas, especialmente diante da pandemia e de incertezas de mercado, executando esses projetos com a melhora em ambos os cenários. Essa postura é um termômetro do que a gente espera para 2022, com um ano extremamente produtivo em todos os sentidos"

Paulinho Corcione, sócio e diretor artístico da Lucha Libre Audio

"O “vai e volta” que dominou o País durante a pandemia teve o mesmo impacto no mercado audiovisual. A diversificação de conteúdo e a inteligência criativa em ultrapassar mais essa barreira serão imprescindíveis neste novo momento, indo além do otimismo puro. Penso que a união das marcas, agências e produtoras poderá ser uma saída honrosa. Ouvir mais as produtoras e criar conteúdo baseado na expertise dessa indústria, em cocriação, tende a abrir abas ainda não exploradas. As produtoras têm enorme capacidade criativa, com olhar não usual e comum ao que já se propõem, oxigenando essa diversidade de ideias e plataformas além de formatos já viciados."

Hilton Raw, sócio fundador da Raw Audio (Divulgação)

"Acho que apesar da grave situação da economia com inflação, desemprego e de ser um ano eleitoral, com o aumento da população vacinada as coisas tendem a melhorar e se normalizar. Acho que será um bom ano para o nosso negócio. E que seja principalmente um ano melhor para o brasileiro."

Renata Dumont, Produtora Executiva Sênior da Stink Films (Divulgação)

"Com o avanço da vacinação e redução no número de casos e óbitos pelo COVID, esperamos uma grande retomada do setor. Com um aumento de investimentos na publicidade voltando a níveis anteriores a pandemia e novas oportunidades, mas com reforço aos bons aprendizados desses 2 últimos anos."