Representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes no mercado brasileiro desde o ano 2000, o jornal O Estado de S.Paulo promoveu na última segunda-feira (6) recepção aos dez jurados brasileiros que vão participar da competição que será realizada este ano entre os dias 21 e 28 de junho no Palais des Festivals do famoso balneário francês.
O diretor-executivo de mercado jornais Odmar Almeida Filho destacou na sua apresentação a importância que a criação deve exercer nesse momento de crise financeira global. Em sua opinião, esse é o momento “ideal” para as agências extrapolarem na entrega do seu principal produto: a criação de peças ousadas, “capazes de mudarem cenários e chamar a atenção dos consumidores”.
O executivo do Grupo Estado também disse que enquanto outros países estão fazendo contas extremadas para inscrever peças no festival, o Brasil demonstra interesse e deve manter posição no top five no ranking do Cannes Lions. “Se há crise, a publicidade deve ser porta voz ao estímulo para que um novo cenário ressurja com maior vigor. A criatividade é um caminho para essa transformação. O Brasil que tem uma das publicidades mais criativas do mundo precisa usar essa arma para reverter o quadro. Os jornais, especialmente O Estado de S.Paulo, têm o seguinte lema: o limite dos formatos para publicação de anúncios é o limite da criatividade dos publicitários”, ressaltou Odmar Almeida Filho.
Além de saudar os representantes brasileiros no júri do Cannes Lions 2009, o executivo do Estadão anunciou que vai promover grande ação de relacionamento no festival, evento que “garante retorno elevado para o jornal e suas marcas como os cadernos Link e Paladar, por exemplo”. O Estadão vai convidar grupo de 50 pessoas entre estudantes, executivos de marketing de empresas anunciantes, presidentes e formadores de opinião. O anúncio oficial da lista será feito no início de maio. “Vamos aproveitar e mostrar a importância desse evento que mobiliza mais de dez mil pessoas a Cannes” ressaltou Odmar Almeida Filho.
Além desse contingente o jornal vai levar dupla de criação que vencer o concurso de melhor anúncio publicado no jornal entre 1º de abril de 2008 e 15 de abril de 2009. Os vencedores da primeira edição do “Aposta Estadão” será anunciado nesta quinta-feira (16). “Nossos convidados terão oportunidade única para realizarem intercâmbios que só em um evento como esse pode acontece”.
Antes com o Reclame do canal fechado GNT, a partir deste ano o Estadão faz parceria com o programa Vitrine da TV Cultura que vai cobrir o festival e seus bastidores.
Os jurados brasileiros do Cannes Lions 2009 serão Andrew Grenles, da CDN, na área Public Relations; Eco Moliterno, da Wunderman, no Cyber Lions; Luciano Deos, do Gad Branding & Design, na competição Desiog Lions; Rui Piranda, da Giovanni+DraftFCB, no Direct Lions; Sophie Schoenburg, da AlmapBBDO, escalada para o Film Lions; Gleidys Salvanha, da W/, no Media Lions; Alexandre Peralta, da PeraltaStrawberryFrog, no Outdoor Lions; Leo Macias, da Talent, no Press Lions; Marcelo Heidrich, da Ponto de Criação, no Promo Lions; e André Faria, da F/Nazca S&S, na área Radio Lions.
Paulo Macedo
Clique aqui e veja também o vídeo do happy hour realizado pelo Estadão com os jurados do Cannes Lions 2009.