Três a cada cinco ingleses não sabem citar sequer um dos patrocinadores das Olimpíadas 2012, que acontecem em Londres e terão início em menos de seis meses. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos Mori na Inglaterra, com 1.985 participantes, 59% dos entrevistados não tem ideia de ao menos uma das marcas apoiadoras do evento.
Entre os que se recordam espontaneamente, McDonald’s e Coca-Cola foram as mais citadas pelos participantes do levantamento, lembradas por 11% dos entrevistados. Apenas 1% foram capazes de identificar Panasonic, Samsung e Procter & Gamble no seleto grupo – que ainda tem, entre as marcas que participam globalmente, Acer, Atos, Dow, GE, Omega e Visa, entre outras 42 empresas relacionadas de alguma forma com os Jogos Olímpicos.
A porção londrina dos entrevistados foi a que mais conseguiu se recordar do nome de um dos patrocinadores, destacando que a força das campanhas publicitárias na metrópole parece mais efetiva que no restante do país.
Outro ponto conflitante foi a confusão entre marcas que não figuram entre os apoiadores do evento, porém, vêm à mente das pessoas com mais freqüência que algumas das empresas que investem milhões para relacionar sua marca com a dos Jogos Olímpicos. “Há muita confusão sobre qual companhia patrocina o quê. Muitas pessoas responderam o fornecedor de material esportivo das Olimpíadas 2012 é a Nike, quando na verdade é a Adidas”, ressalta um dos porta-vozes da Ipsos.
Outros índices destacados pela pesquisa é que 73% dos respondentes consideram que ser um patrocinador do evento não faz diferença na percepção positiva de uma marca, enquanto apenas 27% do público concorda que os apoiadores estão contribuindo de alguma forma a oferecer algo em retorno à sociedade.