O cineasta brasileiro Gláuber Rocha costumava dizer que bastava uma ideia na cabeça e uma câmera na mão para fazer um filme. E se for acrescentado à frase “e muita garra”, pode-se dizer que esta é a fórmula para se fazer publicidade. E é baseado em um modelo que valoriza as ideias e não os formatos pré-estabelecidos que Rafael Godoi, Lucas Brasil e Alexandre Filizola, todos ex-McCann, se uniram e criaram a Gloria Brasil.
A agência, localizada em uma casa no Morumbi, em São Paulo, preza pela integração total da equipe. Por isso, os sócios não gostam de especificar suas funções para não se colocarem em posição de superiores aos demais funcionários. “Queremos fugir dos rótulos”, explicou Godoi. Mesmo assim, o jovem sócio, de 24 anos, é o responsável pelo planejamento da agência, enquanto Godoi cuida da operação e Filizola, do atendimento e mídia. A pouca idade dos dois sócios, Brasil e Godoi, foi um fator crucial para convidarem o experiente Filizola para fazer parte da Gloria Brasil. “Temos o respaldo da experiência do Alê [Alexandre Filizola] para o atendimento dos clientes. Mas é interessante liderar uma equipe que tem a mesma idade ou é mais velha que você”, comentou Godoi.
Brasil também compartilha da opinião do sócio: ser jovem e dono de agência é um desafio. “O principal desafio é querer implementar uma ideia no mercado com tão pouca idade”.
Hoje, a equipe é formada por 12 pessoas, entre elas, Marcelo Gastaldi (ex-Brigada 266), no planejamento, e Gabriela Seabra (ex-Talent), no atendimento, e tende a aumentar com os novos clientes que prometem rechear a carteira da agência.
Apesar de ter começado a operar em abril deste ano, a Gloria Brasil já atende anunciantes grandes, como OAS Empreendimentos Imobiliários e a parte de varejo da HBO. Também estão no portfólio a Santo di Casa, loja de artigos de decoração; Subito Logistíca; HVS Consultoria Hoteleira; a divisão de microscópios da Olympus; e recentemente fizeram um job para a Camargo Corrêa, além de participarem de três concorrências. Conforme Filizola gosta de ressaltar, a Gloria Brasil é uma agência de solução de comunicação. “Não somos apenas uma agência que faz mídia. Ainda que façamos mídia também, vendemos inteligência”, disse Filizola, acrescentando: “Nosso atendimento é mais próximo, mais livre e menos tradicional”.
por Maria Fernanda Malozzi