O segundo e último dia do 16º Encontro de Marketing Promocional e Eventos, promovido pelo jornal propmark e pela PS Carneiro, contou nesta terça-feira (21), na ESPM, com apresentações de Marco Scabia, Maurício Magalhães, Kiko Ponce e Loudson Diniz.
Sócio-diretor da Mix Brand Experience, Scabia abordou o tema “Por que investir em projetos proprietários?”. Segundo o executivo, a possibilidade de conectar a marca ao público, trazendo impactos presenciais, é bem maior nesse tipo de ação. “Muitas vezes o cliente investe um valor e nós devolvemos a ele três vezes mais só de mídia espontânea. É um ROI onde nem sempre ele precisa comprar a mídia. Ela que vem até ele”, afirma.
Em seguida, Maurício Magalhães, presidente da Tudo, agência de marketing promocional do Grupo ABC, falou sobre os eventos como estratégia de sucesso na comunicação, abordando também o planejamento estratégico. “O que as marcas precisam entender a fundo é o comportamento das pessoas. E projetos como esses fazem com que haja diálogo entre marcas e consumidores”, afirmou, falando também sobre a importância de ações de ativação e da presença do digital nos dias de hoje. “O famoso ‘coloque na Rede Globo e na Veja que tá tudo certo’ ainda pode até ser usado e funciona em alguns casos. Mas hoje é parte da campanha, não mais o principal. Diante de tantos meios, das redes sociais, o comunicador virou um formatador de equações”.
Sócio e diretor de criação da Mnemonik, Kiko Ponce abriu sua apresentação falando do poder de uma boa história. “Eu sou diretor de arte por formação. Passei por agências de promoção e de publicidade e o ponto em comum é que, ao apresentar um trabalho ao cliente, ele deve sentir que a história que você está passando a ele tem sentido para sua marca”, diz.
Antes do encerramento do evento, marcado pela palestra de Laudson Diniz, sobre gestão de conteúdos e eventos corporativos, Ponce apresentou uma série de cases, entre eles o premiado “Chuveiro de Sprite”, da Ogilvy & Mather, Leão de ouro em Promo & Activation no Cannes Lions 2012.