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Investir em experiência do cliente traz vantagens competitivas, mostrando resultados palpáveis, tanto em termos de satisfação do cliente, quanto retorno financeiro.  Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa encomendada pela Adobe à Forrester Consulting.

Foram entrevistadas 1.269 líderes de negócios em empresas globais, responsáveis por selecionar tecnologias para Customer Experience – CX – e iniciativas de marketing, além de definir métricas para avaliar o sucesso.

Segundo o levantamento, negócios focados em experiência têm 1,6x mais reconhecimento de marca; 1,5x mais satisfação do funcionário; 1,9x mais valor médio por pedido; 1,7x mais retenção de clientes; 1,9x mais retorno de investimentos; e 1,6x mais taxas de satisfação do cliente.

Com os resultados, os líderes entrevistados mostraram-se altamente inclinados a ampliar seus investimentos nos próximos 12 meses: 80% deles disseram que a prioridade é melhorar a experiência de seus consumidores; 81% focarão na retenção e fidelidade dos mesmos; e optantes por foco no crescimento da receita e melhorias nos produtos e serviços estão empatados com 79% .

Outros insights mostram que negócios orientados por CX costumam ter iniciativas de marketing e orçamentos maiores dedicados para CX, além de estarem mais propensos a aumentar seus gastos com essas disciplinas ao longo do tempo. Além disso, que essas organizações priorizam uma jornada holística de experiência do cliente ao invés de ganhos de curto prazo.

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