Nem todas as marcas conseguem apostar alto no marketing e entrar em campo como patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo. Isso não significa, entretanto, que as empresas “titulares” do evento sejam as únicas com potencial para marcar seus gols em comunicação no período. Curiosamente, por exemplo, anunciantes que investem apenas no futebol brasileiro também são associadas pelo consumidor ao campeonato mundial de seleções, mesmo que não participem do evento.

Tais dados estão apurados na pesquisa colaborativa que o Instituto Qualibest realizou em parceria com diversas agências de publicidade e anunciantes. “Banco do Brasil, Petrobras e Caixa, por exemplo, foram marcas citadas como relacionadas à Copa do Mundo, apesar de não serem patrocinadoras. Essas empresas geram recall pela tradição em patrocínio aos esportes brasileiros” aponta Daniela Chammas Malouf, diretora do Instituto Qualibest.

Vale lembrar que, oficialmente, os parceiros da Copa do Mundo de 2018 são Adidas, Coca-Cola, Wanda, GazProm, Hyundai, Qatar e Visa e os patrocinadores são Budweiser, Hisense, McDonald´s, Mengniu e Vivo (empresa chinesa de tecnologia). Entretanto, boa parte do público associou ao mundial marcas que patrocinam apenas a Seleção Brasileira, como Nike, Itaú, Vivo, Guaraná Antarctica e Mastercard.  

 De uma lista estimulada de 64 empresas, a marca mais associada à Copa do Mundo é a Coca-Cola, com 75% de identificação. 

Veja a lista completa: 

MARCA

PORCENTAGEM

Coca Cola

75%

Vivo

58%

Itau

57%

Nike

56%

Guaraná Antartica

55%

Adidas

49%

VISA

48%

McDonalds

46%

Brahma

43%

Samsung

43%

Mastercard

41%

Bradesco

40%

Skol

40%

Heineken

39%

Banco do Brasil

37%

Petrobras

37%

Hyundai

36%

Caixa

34%

Sadia

33%

Volkswagen

32%

P&G

29%

Nissan

28%

LG

27%

Red bull

27%

Nestlé

26%

Budweiser

25%

Claro

25%

Gol

24%

TIM

24%

 
Campanhas memoráveis

Outro recorte do estudo mostra que, ao menos 58% dos respondentes se recorda de alguma campanha marcante ligada à alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referência espontânea de campanha memorável – com uma boa diferença para Itaú (9%), em segundo lugar, e Guaraná Antarctica (8%). O McDonald’s aparece em quarto lugar, com 7% da lembrança, Brahma, em quinto, com 6%, Vivo em sexto, com 5%, e em sétimo lugar, a Nike, com 4%.

Em abril, a Coca lançou a música oficial da Copa 2018. Confira abaixo:

Produtos mais lembrados na Copa

A pesquisa também apurou quais os produtos os consumidores acham que combinam com a Copa do Mundo. O produto “TV Grande” foi o mais citado na pesquisa (77%), seguido por “bandeira do Brasil (71%), “churrasco/carne” (67%), cerveja (63%), refrigerante de guaraná (60%), refrigerante de cola (57%), pipoca (50%), artigos esportivos (45%), álbum de figurinhas (44%), batata frita (43%) foram os mais citados. Apenas 12% dos entrevistados declararam participar de alguma promoção relacionada à Copa.

Falando em televisores, abaixo a campanha da Samsung com Tite:

Sobre a pesquisa

A pesquisa sobre a Copa do Mundo realizada pelo Instituto Qualibest teve 1239 respondentes – homens e mulheres acima de 15 anos, de todas as classes sociais e regiões do Brasil. O estudo, colaborativo, contou a ajuda de agências e clientes que puderam incluir perguntas específicas. “O resultado é um dashboard repleto de informações que podem orientar agências e marcas no desenvolvimento de campanhas durante esse período”, comenta Daniela.