A IV Expolic (Feira Internacional de Licenciamento) acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), nesta quarta (19) e quinta-feira (20). A feira, que reunirá agentes de licenciamento de marcas, licenciadores e agências de comunicação, tem como objetivo mostrar o mercado que tem previsão de faturamento de R$ 3,4 bilhões para este ano.
“A feira tem como objetivo mostrar o negócio de licenciamento. Além de gerar negócios para o setor, o encontro também terá o LIS (Licensing International Seminary) com diversas palestras”, falou Luciano Targiani, diretor da Tarcom Promoções, organizadora do evento. O seminário terá apresentação de cases de sucesso, como o do desenhista Mauricio de Souza.
Outro objetivo da feira é tentar aumentar o número de negócios no Brasil que, se comparado ao norte-americano, é muito pequeno. “O licenciamento ainda é muito concentrado no eixo Rio-São Paulo. No resto do País muitas empresas não fazem licenciamento porque a informação não chega até elas”, explicou Targiani.
A feira não tinha uma edição própria desde 2005, quando o setor decidiu se juntar a outros eventos para mostrar a novidade. Como o modelo não foi tão eficiente, a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) resolveu que era hora de voltar a ter o próprio espaço.
Durante a IV Expolic, será apresentada uma pesquisa inédita no setor. “Até hoje, havia apenas dados compilados colocados juntos. Agora foi feito quase um mapeamento do setor, que mostra quanto se fatura e o quanto existe de licenciamento.