Nesta quarta-feira (13), a Digital 21 e o propmark abrem a exposição “Luz, propmark, ação”, no Instituto Cine Cultural, em São Paulo. A mostra é resultado do projeto criado para comemorar os 47 anos do jornal e ao mesmo tempo presta uma homenagem ao cinema. A exposição reúne obras de criativos do mercado publicitário convidados para criar artes inspiradas em filmes que marcaram a história do cinema brasileiro e mundial.

A redação do propmark selecionou 47 títulos para fazer um passeio histórico, levando em conta a bilheteria dos filmes, a influência do marketing e o impacto no universo do consumidor. Com duas exceções – “Cantando na chuva” (1952) e “Os pássaros” (1963) –, todos os filmes foram produzidos ou lançados a partir de 1965, ano de nascimento do propmark. O jornal surgiu em 21 de maio de 1965, considerando a primeira publicação da coluna Asterisco, que deu origem à publicação.

Para cada longa escolhido, foram convidados profissionais do mercado para criar uma imagem que, na opinião deles, sintetiza a dimensão da obra cinematográfica. Entre os filmes retratados na mostra estão clássicos do cinema como “A noviça rebelde”, “Batman”, “2001 – Uma odisseia no espaço”, “Easy Rider”, “Indiana Jones” e “Tropa de elite”. A mostra “Luz, propmark, ação” fica aberta para visitação pública até 14 de julho.