Messa, do Núcleo de Inovação em Mídia DigitalA FAAP e a Socialbakers, especialista mundial em monitoramento de marcas nas redes sociais, lançaram em parceria o projeto Mídia Sociais 360º. Este é o primeiro projeto da empresa com uma instituição brasileira.

O objetivo é desenvolver um estudo sobre o desempenho dos 100 maiores perfis nas quatro principais plataformas de redes sociais. Youtube, Facebook, Twitter e Instagram estão sendo analisados com foco na relação entre as marcas e seus consumidores. Dois relatórios, de julho e outubro, já estão disponíveis para os acessos.

Os dados compostos no relatório são acumulados dos três meses anteriores à publicação. Serão gerados gráficos que permitem observar o comportamento das marcas e seus seguidores. Informações como performance, crescimento de fãs, tempo de respostas das marcas às interações dos usuários, tipos de postagens mais feitos pelas marcas, serão alguns dos indicadores apresentados.

“O projeto pretende oferecer não apenas dados importantes para o aprimoramento das estratégias de comunicação das empresas, mas também um material valioso para o acompanhamento da evolução das mídias sociais no Brasil, tendo em vista o crescimento constante das redes sociais para a construção do relacionamento entre marcas e consumidores”, explica o professor Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital.

Consultor empresarial da Socialbakers, Alexandre Gonçalves acredita que o relatório vai além dos rankings publicados no passado pela empresa, já que esse formato apresenta comportamento e influência das mídias sociais no cotidiano brasileiro.

Thiago Costa, colaborador do projeto e coordenador do curso de Comunicação em Mídias Sociais da FAAP, afirma que os dados coletados são de grande utilidade para quem trabalha com mídias sociais, especialmente os profissionais de planejamentos das agências. Os relatórios serão sempre divulgados nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. O acesso é gratuito pelo link www.faap.br/nimd.