O Fiap, Festival Iberoamericano de Publicidade, que acontece entre os dias 18 e 22 de abril, no Marriott Plaza Hotel, em Buenos Aires, Argentina, definiu seus conferencistas. Entre os destaques da edição 2005 estão o alemão Ralf Langwost, da IdeaManagement; o brasileiro Fabio Fernandes, da F/Nazca Saatchi & Saatchi; e  Michael Conrad, da Leo Burnett Worldwide. A Folha de S.Paulo, representante oficial do evento no Brasil, anunciou no início desta semana, que as inscrições para o festival, que terminariam no dia 14, foram prorrogadas para o dia 18. As categorias em disputa são: Televisão, Gráfica, Rádio, Técnicas de Produção Audiovisual, Internet e Inovação em Meios. Quatro brasileiros integram o júri da premição, mas apenas dois irão à Argentina julgar trabalhos nas competições de Filmes, Mídia Impressa e Rádio. A função ficará  a cargo do vice-presidente de criação da Fischer América, Jáder Rossetto, e do diretor de criação da W/Brasil, Rui Branquinho. Já o diretor de cena, Michel Tikhomiroff, da Jodaf Mixer, e o sócio-diretor da I-Group, Ricardo Almeida, escolherão os melhores trabalhos em Técnicas de Produção Audiovisual e em Internet, respectivamente. Ambos analisarão as peças inscritas no Festival no Brasil. O júri do Fiap 2005 será comandado pela presidente e diretora-geral da Olabuenaga Chemestri, do México, Ana Maria Olabuenaga. Em 2004, o executivo brasileiro Fábio Fernandes, da F/Nazca S&S, foi presidente do júri e a também brasileira AlmapBBDO foi a grande vencedora. Também no útlimo ano, as inscrições de peças brasileiras foram 68% superiores às realizadas no ano anterior. Leia abaixo, a relação total de palestras que compõe a edição 2005: 

“Como os criativos top capturam uma grande idéia” – Ralf Langwost – IdeaManagement (Alemanha) 

“A maravilhosa publicidade digital” – Michael Gough – Macromedia (Estados Unidos)

 “Talento e estratégia” – Fabio Fernandez – F/Nazca S&S (Brasil)

 “Os melhores trabalhos que você nunca viu, possivelmente de lugares que você não conhece” – Basil Mina – Leo Burnett (República Checa)

 “Criatividade local. Planificação global” – Michael Conrad – Leo Burnett Worldwide (Estados Unidos)

“A publicidade muito além dos 30 segundos – Claudio Villarruel – Telefé (Argentina), Rodrigo Figueroa Reyes – Presidente de FIRE (Argentina), Ana Estrada – Directora Regional de Medios de Procter & Gamble (México), Marcelo Salup – Director Mundial de Medios de FCB (Estados Unidos), Mauricio Sabogal – Presidente OMD Latinoamérica (Colombia),
Moderador: Sebastián Novacovsky – VP y Director del área Publicidad de Izarra Publishing Group  (Argentina).