Para tentar monetizar o alto tráfego que recebe por meio de celulares, o Facebook anunciou nesta terça-feira (5) o início da comercialização de espaços publicitários exclusivos para sua versão mobile, desvinculando-a da publicidade em browsers acessados por computadores fixos.
A publicidade móvel na rede social começou a ser disponibilizada em março, mas inicialmente apenas para anunciantes com o mínimo de 500 mil likes em pacotes premium, com preço mínimo de US$ 125 mil por peça.
Agora, a companhia de Mark Zuckerberg também abre a possibilidade para a ampla gama de anunciantes de menor porte, o que pode trazer cerca de US$ 3,7 bilhões de receita adicional à empresa, segundo dados do Advertising Age. De acordo com o site EMarketer, o Facebook deve ter, em curto prazo, 60% de sua receita proveniente de mobile.
A ação também é uma resposta à violenta desvalorização das ações FB no mercado financeiro, que configuraram o pior IPO (Initial Public Offering, a abertura de capital na bolsa de valores) da década. “Acreditamos que o uso crescente do Facebook em dispositivos mobile contribuiu para o aumento dos usuários ativos diariamente, com essa evolução sendo superior à da propaganda entregue. Se os usuários passam a acessar o Facebook por meio do celular em vez de um computador e estamos ainda incapazes de monetizar as estratégias para esse usuário, a nossa performance e crescimento acabam sendo negativamente afetados”, informou a companhia em nota no início de maio. A rede social tem uma base de 500 milhões de usuários mobile.