Mais de 85% dos anunciantes já aproveitam o Facebook e sua imensa base de usuários como plataforma para campanhas publicitárias e ações de marketing, aponta um estudo realizado pelo site AdAge.com em parceria com o instituto de pesquisas Citi.

Apesar do índice alto, o número de marcas que de fato compra espaços publicitários na rede social é menor, chegando a apenas 61,5%. Esse dado, porém, é superior ao da mesma pesquisa realizada em junho de 2012, quando apenas 55% afirmaram comprar anúncios na plataforma.

Metade dos 701 executivos de mídia e marketing entrevistados disseram esperar que os investimentos em publicidade de suas empresas no Facebook deve crescer moderadamente em 2013, enquanto 8,2% disseram que o aumento deve ser significativo. Outros 37,2% dizem que os índices devem permanecer no mesmo nível. Já 5% acreditam que a verba destinada à plataforma vai cair.

Quando comparado a outras plataformas digitais, o Facebook não ganhou a preferência dos entrevistados. Para 46,7% deles, o retorno de investimento da rede social é igual a outros sites, como Google e Yahoo!. Quase 24% disseram preferir o Facebook, mas 29,3% o consideram inferior neste quesito.

O uso da ferramenta “Histórias” não é tão disseminado, com apenas 29,3% de adeptos, mas é considerado um bom investimento, já que 79,6% se consideram satisfeitos o retorno desse recurso. Ainda entre os que já utilizaram as histórias patrocinadas como estratégia de marketing, 84,3% disseram repetiriam a ação. Quanto ao uso do Facebook Exchange, ferramenta de venda de anúncios em tempo real, apenas 12,8% disseram utilizar o recurso.