(Reprodução)

Com de três bilhões de usuários, o Facebook propõe reflexão pontual sobre os benefícios que marcas, produtos e serviços podem assegurar ao agregar inclusão e diversidade nos seus conceitos mercadológicos e de branding.

Por esta razão, está à frente da série de seis episódios “Facebook Latam Season”, com 20 minutos de duração, em exibição no Facebook Watch, de vídeos longos, cuja narrativa “amplifica vozes de 120 empresas da América Latina” alinhadas à diversidade. E também no site da iniciativa.

O material começou a ir ao ar em março e o primeiro episódio foi feito com a cantora Liniker. Na próxima quinta-feira (13) vai ao o conteúdo liderado pelo rapper, empresário e produtor Emicida, que vai discernir sobre criatividade coletiva. O último será com Lila Downs, cantora e influencer mexicana que tem ativismo na defesa das suas raízes culturais indígenas.

A executiva Debora Nitta, diretora de Marketing de Negócios do Facebook para América Latina, explica que a região está a caminho, mas ainda há gap nas discussões de gênero, deficiência, racial e minorias.

Debora cita uma pesquisa do Facebook IQ, com amostra de seis mil pessoas, que concluiu que 60% dos ouvidos consideram que a diversidade é tratada com indiferença nos seus respectivos ambientes de trabalho. E 70% “avaliam que o assunto é extremamente urgente e deve ser tratado com propósito e responsabilidade”.

“Não é só fazer brand com diversidade. Ela precisa estar no centro. A América Latina não é apenas um lugar. Estamos falando com as pessoas dessa região e também de outros países, como os Estados Unidos e Barbados. Esse conhecimento ajuda agências de publicidade, negócios e outros players. Essa transformação provoca conversas. Essas comunidades precisam ser respeitadas. As conversas precisam ser verdadeiras, claras, transparentes. O Facebook tem liderança e trata a conversa da diversidade como muito importante para os negócios”, enfatiza Debora, que ‘brifou’ no ano passado a agência Cubo para alinhavar o projeto com direção de criação de Dani Albuquerque.

A série Facebook Latam Season teve produção conduzida pela O2 Filmes com direção de Alê Pelegrino, que também contou com o diretor Louis Rodrigues, da agência Mooc, e Fernanda Frazão, também da O2. As gravações dos seis episódios exigiram mais de 200 de horas para serem finalizadas, 100% remotas. Com colaboração de mais de 500 pessoas do elenco e seus familiares.

Foram 107 profissionais envolvidos na captação das imagens, todas feitas por celular, que exigiu treinamento e capacitação do elenco. Em alguns casos foram cedidos celulares com recursos especiais para uso dos narradores. A equipe foi formada por 45% de mulheres, 18% negros, 18% LGTBQIA+ e 1% de PCD (pessoas com deficiência).

“Fizemos muitas reuniões à distância para que a linguagem tivesse unidade. Essa era a premissa. Além do que fizemos no acabamento, edição e animações”, explica a diretora Ale Pellegrino. “Defeito virou efeito”, finaliza Fernanda Frazão.

Episódio 01  – apresentação da Liniker: Se somos tão plurais, por que a diversidade ainda não se reflete nos negócios? No primeiro episódio da série documental Facebook Latam Season, com apresentação da cantora brasileira Liniker e participação de diversas vozes da América Latina, essa é uma das perguntas que buscamos responder.

Episódio 02 – apresentação de Priscila Arias: Identidades e representatividade, sempre – A representatividade é essencial e faz diferença, trazendo ainda mais resultados para a sociedade e para os negócios. Vozes que estão construindo uma realidade diversa e inclusiva.

Episódio 03 – apresentação de Caterina Moretti: Comunidades e inclusão, para todos – Marcas que se conectam com suas comunidades se aprofundam nas diferentes necessidades do público e criam relações mais verdadeiras.

Episódio 04 – apresentação de Vivi Duarte: Democratização digital, agora – A democratização digital abre possibilidades, gera inclusão econômica, novas audiências e oportunidades para os negócios.

Episódio 05 – estreia no dia 13 de maio, com apresentação do Emicida: Criatividade Coletiva

Episódio 06 – estreia no dia 27 de maio, com apresentação de Lila Downs: Criatividade e tecnologia, hoje