Peças foram veiculadas na Folha de S.Paulo, no Estadão e O Globo
O Facebook iniciou uma campanha publicitária no Brasil em mídia impressa e online a respeito dos riscos PL das Fake News para os pequenos negócios que usam a publicidade online. Nas peças, veiculadas em jornais como Folha de S.Paulo, no Estadão e O Globo, a plataforma afirma que o PL deveria combater as fake news, “não a lanchonete do seu bairro”.
A iniciativa representa mais um movimento do mercado contra o projeto de lei, que deve ser votado nas próximas semanas na Câmara dos Deputados. Na semana passada, Google, Meta, Twitter e Mercado Livre soltaram um comunicado em que afirmam que o PL representa uma “ameaça à publicidade digital”.
Dizem ainda que milhões de pequenos e médios negócios, como a padaria ou a pizzaria de bairro, não poderão mais anunciar seus produtos com eficiência e a custo baixo na Internet.
“Um dos artigos do texto impede o uso responsável e equilibrado de dados pessoais – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada após amplo debate pela sociedade – para a entrega eficiente de anúncios e serviços que são cruciais para micro e pequenas empresas e para toda a economia brasileira”, complementam.
Outros agentes do mercado também têm demonstrado preocupação com a potencial aprovação do projeto. Em entrevista do Propmark, Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, disse que o projeto apresenta riscos à estabilidade da economia brasileira, à indústria de comunicação e à sustentabilidade das micro e pequenas empresas que dependem de anúncios segmentados para alavancar os seus negócios.