A partir de março, o Facebook investirá na publicação de anúncios em dispositivos móveis. Segundo o jornal Financial Times, a medida é uma tentativa de arrecadar mais dinheiro antes do início de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), em maio, que deve levantar US$ 5 bilhões.

A empresa já começou a apresentar propostas para agências de publicidade relacionadas às chamadas “Histórias patrocinadas”, que aparecem em destaque no feed de notícias dos usuários, tanto em smartphones quanto em tablets. Em dezembro do ano passado, a rede começou a exibir essas histórias em destaque em seu feed de notícias na versão para computadores de mesa.

Nos documentos entregues pelo Facebook para o início do IPO, em 1º de fevereiro, a empresa deu destaque à área móvel, indicando que poderá ser uma área de grande retorno no futuro. Entretanto, a própria rede reconhece que apenas metade dos 845 milhões de usuários acessa o site por meio de plataformas móveis. De acordo com relatório financeiro do Facebook, a empresa gerou US$ 3,15 bilhões em receita publicitária em 2011, 145% a mais do que em 2010. A adição da receita de publicidade móvel com certeza elevará ainda mais este número em 2012.