Se cada vez mais os veículos de mídia enxergam as assinaturas digitais como um modelo de negócio promissor para o futuro de seus negócios, o Facebook também quer reter as empresas de notícias por perto, de preferência, dentro de sua plataforma. Não à toa, a rede social acaba de anunciar uma ferramenta que ajuda os veículos a gerenciarem a sua base de assinantes. Na prática, a ferramenta é um gestor de paywall, e permite que apenas os leitores premium consumam o conteúdo na integra.
Nas próximas semanas a companhia começa a trabalhar com alguns veículos na América Latina para integrar seus modelos de assinatura ao Instant Articles, incluindo O Globo no Brasil. “Vimos anteriormente que os Instant Articles proporcionam um aumento no tráfego de referência para veículos na região, e estamos animados para aprender como podemos melhorar o número de assinaturas adquiridas também”, afirmaram Alex Hardiman, líder de produtos de notícias e Sameera Salari, gerente de produto, em um artigo encaminhado para a imprensa.
De acordo com o próprio Facebook, o Washington Post é um dos veículos que está testando a venda de assinaturas via Instant Articles e os recentes resultados são encorajadores. “Como é o caso de muitos veículos, as assinaturas são uma prioridade estratégica para nossos negócios, então a possibilidade de dar aos leitores uma maneira de assinar o conteúdo é muito importante”, disse Beth Diaz, vice-presidente de desenvolvimento e análise de audiência do The Post.