Em anúncio publicado esta semana em sua página no Facebook, Mark Zuckerberg anunciou medidas da rede social no combate ao novo coronavírus.

“Se você procurar coronavírus no Facebook, verá um pop-up que o direciona à Organização Mundial de Saúde ou à sua autoridade local de saúde para obter as informações mais recentes. Se você estiver em um país em que a OMS relatou transmissão de pessoa para pessoa, você também a verá no seu Feed de notícias. Dada a situação em desenvolvimento, estamos trabalhando com ministérios nacionais da saúde e organizações como a OMS, CDC e UNICEF para ajudá-los a obter informações precisas e oportunas sobre o coronavírus”, diz o CEO.

Pop-up que aparece quando usuário busca por “coronavírus” no Facebook (Reprodução/Facebook)

Ainda segundo Zuckerberg, o Facebook está oferecendo à OMS anúncios gratuitos na plataforma. “Também daremos suporte e milhões a mais em créditos de anúncios para outras organizações também e trabalharemos em estreita colaboração com especialistas globais em saúde para fornecer ajuda adicional, se necessário”, explica.

“Também estamos focados em interromper boatos e desinformação prejudicial. É importante que todos tenham um lugar para compartilhar suas experiências e conversar sobre o surto, mas, como nossos padrões da comunidade deixam claro, não é certo compartilhar algo que coloca as pessoas em perigo. Portanto, estamos removendo alegações falsas e teorias da conspiração que foram sinalizadas pelas principais organizações globais de saúde”, revela Zuckerberg.

A plataforma também está bloqueando anúncios que tentam explorar a situação. Empresas que, por exemplo, alegam que algum produto pode curar a doença.

“Podemos fazer mais para ajudar as pessoas a se sentirem menos isoladas e se ajudarem, e estamos trabalhando em algumas idéias que compartilharemos nas próximas semanas, mas, por enquanto, o foco está em retardar a propagação do surto em si”, resume o CEO do Facebook. Veja a íntegra do comunicado abaixo: