Publicitária de formação, IZA largou a carreira para seguir na música e hoje fica do outro lado do balcão, estrelando as campanhas publicitárias

Persistência, consistência e integridade. É assim que Isabela Cristina Correia de Lima Lima define a sua marca, carreira e nome artístico: IZA. Formada em publicidade e propaganda pela PUC-Rio, antes de ser IZA, Isabela trabalhou com edição de vídeos em agências, mas a música era o que ela queria fazer, mesmo que de graça.

Então, largou o emprego e criou seu canal no YouTube onde ela postava covers das músicas que ela gostava na intenção de criar um portfólio para vender seus shows.

Atualmente, com mais de 3 milhões de ouvintes no Spotify, IZA coleciona hits e feitos em sua carreira, tendo inclusive se tornado a primeira mulher negra e brasileira a ser headline do palco principal do Rock in Rio.

Além dos números e do estrondoso sucesso como cantora, IZA se tornou "figurinha carimbada" na publicidade e é rosto de marcas como TIM, Garnier, Smirnoff, além de ter uma linha de esmaltes com a Risqué.

Você é publicitária de formação e chegou a trabalhar na área. Em que momento você tomou a decisão de sair da publicidade e ir para o mundo da música?
Sim. Sou formada em publicidade pela PUC, do Rio. Fui bolsista e foi um período de muitas descobertas pra mim. Trabalhei em algumas agências, sempre na área de edição de vídeos. Eu sempre gostei muito de me comunicar e acredito que a publicidade foi um caminho importante. Mas eu estava infeliz com o que eu fazia e comecei a pensar o que eu queria fazer pelo resto da vida, mesmo que de graça. E a música foi a única resposta.

Na música, como foi o teu início de carreira?
Assim que larguei tudo, montei meu canal no YouTube e comecei a produzir vídeos de cover que eu gostava de fazer. Era só eu e meu primo, Bruno, que hoje é meu diretor musical. A ideia era criar um portfólio para vender show mesmo. Só que as coisas demoraram para acontecer e eu quase pensei em desistir porque precisava ajudar a colocar dinheiro em casa. Mas apesar disso foi uma época muito importante e gratificante porque foi meu primeiro encontro profissional com a música, decidindo viver disso.

Hoje, você é rosto de muitas marcas, como Smirnoff, TIM, Garnier, Devassa, tem a sua linha de esmaltes com a Risqué. Como foi para você entrar para esse mundo?
Eu acredito que é muito importante eu me enxergar como uma marca também, como uma empresa, como produto mesmo. Dessa forma, fica mais fácil gerir minha carreira e me tornar uma marca que as marcas queiram estar junto também. Faço questão de me verem como uma marca e uma empresária que trabalhou e trabalha muito para erguer todos os pilares dessas marcas. Eu penso junto com a minha equipe em tudo o que vou fazer, porque acredito muito em legado, em nome, e fico feliz que de alguma forma isso tem me dado um retorno incrível, em uma área que eu amo tanto e que eu escolhi para ser minha formação.

Você participa da criação da campanha? Roteiro, produção etc.
Quase sempre. Assim como acontece nos meus clipes, onde eu participo de todas as etapas de produção, gosto de estar por dentro de tudo o que envolve a campanha, dar meus palpites, sugestões, comentar sobre cada passo. Acho isso essencial.

Você tem uma agenda cheia com a carreira de cantora, gravações de músicas, clipes, programas de TV etc. Como você divide o seu tempo para conseguir gravar as campanhas?
Antes de mais nada, acredito que não adianta a gente se virar em um milhão para poder fazer tudo e achar que no final das contas, o seu trabalho artístico não está real e digno com aquilo que você quer comunicar. De alguma forma eu encontrei uma forma saudável de participar de tudo o que eu acho importante para a minha carreira. Mas eu tenho meu ritmo próprio pra isso, o meu tempo.

O que você levou da sua formação de publicitária para a sua carreira artística?
Muitas coisas. Costumo sempre dizer que tudo é aprendizado, não existe experiência jogada fora. Com certeza, a faculdade me ajudou muito a ser a profissional que eu sou hoje, traças meus objetivos e alcançar as metas. Do ponto de vista prático, eu consigo estar sempre por dentro de tudo o que envolve o lançamento de uma música ou um álbum. Participo da criação de cada música, criação e produção de cada clipe, depois a edição dele. Isso, sem dúvida, é herança da faculdade.

Qual é a melhor definição da marca IZA?
Acho complicado falar sobre mim, mas eu me esforço muito para conseguir ser a melhor profissional que eu posso. Acredito que as palavras que me definem sejam persistência, consistência e integridade.