O estudo revela um crescimento das vendas delivery no setor, à exceção de pães, onde a compra em padaria continua dominando

Fabricante de insumos para os setores de panificação, confeitaria e chocolate, a Puratos apresentou a atualização da sua pesquisa anual, Taste Tomorrow, que mapeia as tendências do consumidor nessas áreas.

O programa de pesquisa da Puratos tem como objetivo acompanhar a evolução de tendências já mapeadas e revela novas. O estudo é atualizado anualmente.

“Nós investimos muito em geração de conhecimento e entendimento de tendências para subsidiar nossos clientes que vão de padarias a grandes empresas como Wickbold, Pullman e Bauducco. Para isso, investimos anualmente 2,5% do nosso faturamento em P&D”, afirmou Vitor Campos, diretor de marketing da Puratos.

Vitor Campos, diretor de marketing da Puratos (Divulgação)

O estudo revela um crescimento das vendas delivery no setor, à exceção de pães, onde a compra em padaria continua dominando, tendência que foi impulsionada pela pandemia. Segundo Campos, 3 em 5 pessoas compram online, um número que mais do que dobrou em relação a 2018. Contudo, 72% das pessoas não querem o fim das lojas físicas, com destaque para as padarias.

A pesquisa revela que o consumidor associa a compra presencial do pão ao frescor, item que não é tão relevante em doces e chocolates. Outra tendência levantada é o crescimento de produtos com sabores tradicionais, ligados à percepção de comidas caseiras, como o bolo de fubá da vovó, exemplifica Campos.

A origem do produto é algo que preocupa o consumidor, seja para saber se o que ele está comprando é confiável para a saúde e também se o produto tem processamento sustentável, preocupação que ganhou relevância graças às redes sociais.