Isaac Newton, Princesa Isabel, Dom Pedro I, Pedro Álvares Cabral, Santos Dumont, Carmen Miranda e até Lampião são transportados diretamente de livros didáticos para a campanha publicitária que a Fala! Minas criou para a Rede Católica de Educação.
Em 12 anúncios de mídia impressa, crianças e jovens vestidos dessas personalidades contextualizam o conceito da campanha: atitudes, descobertas, conquistas e decisões são necessárias para transformar a realidade e preparar os estudantes para a vida.
Em um dos anúncios, por exemplo, uma criança vestida de Dom Pedro I está à frente do quadro que retrata a Independência do Brasil e o título completa: “Certas atitudes mudam o rumo da história. Outras mudam a história de quem tem a vida pela frente”. Mais abaixo, lê-se: “Da mesma forma que Dom Pedro I fez o Brasil avançar, a Rede Católica de Educação é capaz de trazer uma grande evolução para as instituições de ensino”.
A campanha foi planejada para duas etapas. A primeira, institucional, é dirigida a donos de colégios e congregações católicas. Veiculados em revistas do setor educacional com circulação nacional e no portal da própria Rede, os anúncios divulgam as vantagens de uma escola ser administrada pela RCE.
A partir de setembro, pais e alunos das escolas – o consumidor final da RCE – somam-se ao público-alvo da ação. Entre outras estratégias, a agência vai distribuir às afiliadas um kit matrícula – folder, backbus, outdoor, faixa, banner, e-mail marketing, busdoor e spot – para que ocorra a veiculação regional da campanha.