Os frequentadores de festivais de música são atentos e ansiosos por ações de ativação dos patrocinadores do evento. É o que aponta a pesquisa “European Music Festival Study”, realizada pela Havas Sport & Entertainment, que afirma que 65% dos fãs creem que as marcas melhoram a experiência durante o evento, sendo que 60% dos entrevistados interagiram com duas ou mais marcas e 85% gostaram das ativações que visitaram.

O estudo foi realizado com aproximadamente 2,2 mil pessoas em 2011, em seis países europeus: Itália, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Reino Unido. Segundo a pesquisa, os adeptos do festival lembram de seis de cada 10 patrocinadores do festival e 36% se disseram mais propensos a comprar produtos da marca após a experiência.

Ainda assim, a ativação tem que ser feita com cautela, pois cerca de 33% dos fãs sentiram que as marcas estavam impondo um posicionamento e 19,2% consideraram as ações de mau gosto. 85% dos consumidores também perceberam que os patrocinadores possuem um papel fundamental na realização do evento.

Para Noemie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E, o mercado europeu é um exemplo para o que o Brasil está se tornando em relação aos festivais. “Estamos mostrando às marcas brasileiras que esses eventos são uma oportunidade de negócio e engajamento de consumidores, assim como já acontece na Europa. Em breve, mais empresas estarão investindo neste tipo de ativação e precisamos entender o perfil e expectativas dos frequentadores para orientar as marcas em como atender as necessidades dos consumidores de festivais de música”, afirmou.