Nos últimos dias, a cantora Anitta é novamente assunto de conversas nas redes sociais. Mas dessa vez não é pelo lançamento de uma música, uma coreografia ou novidade em sua carreira. A artista está no centro de uma polêmica por não se posicionar sobre Jair Bolsonaro.
De um lado da corda, parte de seus fãs, especialmente do público formado por LGBT+ e mulheres, cobram um posicionamento claro dela sobre o político, que é acusado de ter posições homofóbicas e machistas. A maior parte dos comentários é pelo uso da #elenão, que virou símbolo contra o político, a partir de um grupo de mulheres no Facebook. Na outra ponta, ela está sendo defendida por eleitores do candidato do PSL, que interpretaram seu “silêncio” como um apoio a ele e postam imagens e agradecimentos a ela.
A Constituição brasileira garante que o voto é secreto e ninguém é obrigado a se manifestar publicamente contra ou a favor de nada. Anitta usou duas de suas redes sociais para se defender e fazer uso desse direito. Pelo Instagram, ela fez um post sobre suas convicções na última quarta-feira (20). Nesta quinta (21), ela postou um vídeo, reforçando não ter laços com qualquer político, e pedindo para não ligarem a imagem dela a nenhuma campanha.
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Já no Twitter ela fez uma série de posts, explicando que não quer fazer campanha para qualquer político e nem faz isso ao seguir um perfil.
Comparações e caça às marcas
Além da cobrança para “escolher” um lado, Anitta está sendo criticada tanto pela sua atuação como marca quanto pela relação com anunciantes. Internautas mencionam bastante a expressão “pink money”, relacionada ao consumo do público LGBT+, para falar que ela se beneficia desses públicos quando lhe convém. Em comentários, eles afirmam que ela poderia ficar em silêncio: “Não adianta subir no trio da Parada e depois simpatizar com o candidato fascista. Falar que é aliada só na hora dos benefícios e não se posicionar quando precisa é oportunismo. Por mim tá cancelada”, escreveu um internauta na fanpage da cantora. “Vai malandra. An an. Pega o pink money e enfia no bumbum. An an”, escreveu outro, parodiando sucesso da artista. “Apoia candidato racista, não compro!”, comentou outro.
A polêmica resultou em uma série de ações contrárias a cantora e a algumas marcas relacionadas a ela. Essa semana, a artista foi anunciada como porta-voz de Ipanema para o “Movimento Livre dos Pés à Cabeça”, que visa expressar pluralidades femininas para despertar o sentimento de liberdade nas mulheres brasileiras.
A campanha está repercutindo muito bem, mas as críticas à Anitta chegaram a perfis da marca de sandálias nas redes sociais, com a #elenão e marcando uma das principais concorrentes. No Instagram, posts sobre a parceria têm comentários como “A gente não compra sandália de cantora que apoia Bolsonaro .. Sorry aqui é @havaianas”, “Uma pena não vou usar mais Ipanema #elenao”, “Uma pena associarem a marca a uma pessoa que nao se posiciona contra o odio, a violencia, o preconceito!!” e “Demorou pra @havaianas_bra fazer um muito mais legal com Izaa, Pitty e Vittar”.
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No Twitter, a relação dela com marcas também dividiu opiniões. A #ForçaAnitta aparece na plataforma.
Grandes contratos da Anitta:
-Renault
-Mc Donalds
-Johnson & Johnson
-C&A
-Boticário
-Algumas marcas PepsiCO
-Adidas
-iFood
-Vivara
etc…O cachê dela é de quase 5 milhões num contrato de publicidade. Sim, ela depende da comunidade lgbt123+cu sim https://t.co/7M5ilptHMz
— Pandolfo (@SEPandolfo) September 19, 2018
Engraçado que vender Claro, Samsung, Ipanema e etc pras bicha a senhora quer né? Lançar roupa na C&A… Aí depois coloca um maiô com as cores da bandeira, sobe num trio da marca de cerveja que você também vende e canta umas músicas pras gays?!
— taurino grande (@lisboasthiago) September 19, 2018
Novamente, eu era fã da @Anitta, e foi decepcionante ver que ela vende nossa causa se vendendo para marcas e garantindo que ela será um produto agradável para o paladar do grande comercial. Espero que um dia ela tenha a coragem que a @IzaReal e a @ElzaSoares tem desde sempre.
— 🏳️🌈 ARIELL 🤴🏽💖🤴🏻 (@ariellpride) September 19, 2018
é muito fácil militar com maiô colorido em cima de trio elétrico quando tem marca te patrocinando, não é mesmo @Anitta?
— ms cpi hurricane (@jaooche) September 20, 2018
Anitta é uma marca, é um produto comercial, não se iludam, posicionamento político é ruim para os negócios, principalmente em um ambiente polarizado.
— Felipe Diego (@felipemacoli) September 20, 2018
O ultimo “cantor” que tentou boicotar alguma coisa, fez a marca boicotada crescer ainda mais, espero que esse “boicote” contra a Anitta aumente o público dela #ForçaAnitta
— 🅶🅰🅱🆁🅸🅴🅻 (@_Benevenute) September 20, 2018
Pera aí vou cancelar minha linha da claro, deixar de pedir comida no ifood, vender meu carro da Renault, parar de comprar qualquer produto da Johnson e voltar para Tv analógica afinal não posso apoiar essas empresas que contratam a Anitta ahh vão procurar o que fazer.
— I’m Not Otaria (@oamonser) September 20, 2018
Um segundo movimento é de internautas que foram checar nos seguidores da cantora quais marcas ela segue que são apoiadoras do candidato em questão. Nesse contexto, ela está sendo comparada negativamente com Pabblo Vittar e Iza, que romperam contrato com uma grife de calçados que lançou uma linha de botas com o rosto de Bolsonaro estampado. Segundo internautas, a cantora também tem parceria com a empresa.
Anitta um dos perfis mais seguidos do brasil segue marca de botas que apoia bolsonaro
kkk q auge #AnittaDigaNaoAoFascismo pic.twitter.com/aUkv75JgBb
— No Me Acuerdo (@anhobau) September 13, 2018
Outro movimento é a #AnittaIsOverParty, com montagens e comentários insinuando o fim de sua carreira. A # figurou nos Trending Topics do Twitter. Internautas também a comparam com mulheres famosas como Sasha, Deborah Secco, Bruna Marquezine, Fernanda Paes Leme e Daniela Mercury, que se posicionaram contrário a ele.
#AnittaisoverParty
Esse caixão custou 70 mil dólarexxxxxx
E foi fabricado em Honório Gurgel pic.twitter.com/hJKInzway1— ENIGMA ⭐ (@jordanxuxa) September 19, 2018
A TRACKLIST#AnittaIsOverParty pic.twitter.com/jcV6j4j3I2
— toni (@gardevoyrr) September 19, 2018
“Tira a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer consciente inconsequente” Máscara, Pitty, 2003.
Esse hino nunca soou tão atual rs #AnittaIsOverParty pic.twitter.com/ScmnmPzLIM— Mozart Herbert (@MozartHerbert) September 19, 2018
Quando uma nova Suprema surge a anterior vai ficando cada vez mais fraca #AnittaIsOverParty pic.twitter.com/u7a9Wr5ym3
— Teenage Fantasy (@kaaciosantoss) September 19, 2018
Se organizar direitinho, a gente boicota a bolsominion hoje mesmo #AnittaIsOverParty pic.twitter.com/EzDNdr1qe4
— #Afazenda10 (@olhaelaaa99) September 19, 2018
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