Em busca de expansão na participação de mercado através da interatividade que a linguagem e meio rádio propiciam, a Nestlé anunciou parceria de 15 meses com a rádio 89 FM, para reforçar entre os ouvintes jovens a marca Fast, das bebidas Neston, Nescau e Alpino. A linha registra crescimento de market share no Brasil maior do que em outros dos 140 países em que a marca mantém operação.
Segundo o diretor de comunicação ao consumidor da Nestlé, Izael Sinem Junior, a companhia continuará apostando em várias plataformas comerciais. “Não deixaremos de apoiar os outros meios de comunicação. Essa parceria leva em conta a agilidade do meio rádio, permite trabalhar localmente com ações em PDV e nos mais diversos pontos de contato para explorar não só a programação mais estar presente nas ruas”, garantiu o executivo.

Negócio prevê nova identidade visual

Reformulado
A McCann Worldgroup, que já atende a Nestlé, desenvolveu peças e conduziu o reposicionamento da programação, inserindo a marca em seus títulos e criando diferenciais, como no caso do “Plugado Fast”. A emissora, independente desde 1985, passa a chamar-se Fast 89 FM, com o slogan “a rádio no seu ritmo” e o contrato com a Nestlé proíbe a negociação de anúncios com seus concorrentes diretos.
A companhia não informa valor do investimento, embora a nova estratégia de comunicação contemple a criação de quadros, blocos e atrações e altere inclusive o website da rádio, que está sendo reformulado e ganhará novo visual, com lançamento previsto para o próximo domingo (27).
A nova identidade visual da rádio mesclará elementos da emissora atual com o traço das ilustrações dos designers Julio Zukerman e Henrique Lima, os ‘Mulheres Barbadas’, responsáveis pela criação gráfica que acompanha a linha Nestlé Fast em sua comunicação. Por enquanto, a iniciativa que segundo Izael é a primeira do tipo no grupo, não será estendida a outras cidades. “É tudo muito novo. Primeiro precisamos aprender com a experiência para exportar para outras praças”.
A marca Fast mantém sua homepage e perfis nas redes sociais, além de prever atrações musicais, como o show de lançamento da parceira, previsto para o final de semana (dias 26 e 27), na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. “Também pretendemos trazer artistas internacionais”, ressaltou o diretor executivo da rádio, Júnior Camargo.
O encontro das marcas foi negociado por dois meses, seguido de mais um período de aproximadamente três meses de formatação do projeto.
Para Izael, da Nestlé, é possível ampliação do contrato além dos 15 meses, tendo em vista que a companhia não entra em projetos de curto prazo. Tudo dependerá dos resultados da estratégia atual.

por Perla Rossetti