As empresas que procuram soluções de design ganharam uma nova opção para encontrar um trabalho ou profissional que supra suas expectativas. Quatro sócios se uniram para lançar o FastMarcas, novidade que eles mesmos denominam como “marketplace de design”. A plataforma tem como meta servir para as duas partes envolvidas no processo. “Queremos ser uma opção de exposição do trabalho do designer, além de oferecer oportunidades de renda a esses profissionais e, ao mesmo tempo, servir como um local comum àqueles que precisam renovar sua marca, entre outros trabalhos de comunicação não continuada”, explica Otto Jordan, que integra a sociedade da empresa juntamente com Nicola Giani, Rodrigo Maccheroni e Bruno D’ancona.
Há duas formas básicas para a realização da ponte entre designers e interessados em seus trabalhos. Em uma delas, o site organiza concursos em que o contratante disponibiliza briefing, verba e preferências gerais, abrindo oportunidade para os profissionais interessados em enviar seus trabalhos. A escolha final pode ser dada por votação popular, fechada ou por decisão exclusiva dos representantes da empresa, com todo o processo gerenciado pela própria equipe do FastMarcas. Já na segunda, em fase de conclusão, cada um dos designers cadastrados terá seu blog dentro do portal como espaço de divulgação de seus trabalhos, além de oferecer seus contatos para que aqueles que considerem seu perfil como o mais pertinente para determinado job possam contratá-lo diretamente.
“Os blog serão totalmente personalizáveis, servindo literalmente como portfólio dos designers participantes. Lá eles também têm um espaço para divulgar assuntos e materiais que achem pertinentes e podem ganhar dinheiro apenas com a visitação”, destaca Maccheroni. De acordo com o sócio, os blogs terão espaços publicitários que gerarão divisão igual de receita entre o portal e o próprio designer. A outra forma de rentabilizar o projeto para o FastMarcas é a participação no investimento dos concursos, que tem valores mínimos para cada tipo de trabalho, variando entre R$ 249 e R$ 699 , não apresentando limite máximo. “O grau de clareza do briefing e, principalmente, o valor oferecido, é que indica o número e o nível dos profissionais que participarão. Quanto maiores esses dois elementos, mais chance dos melhores se interessarem no trabalho”, ressalta Jordan.
Oportunidade
O FastMarcas começou a ser idealizado e colocado em prática em meados de 2011, após uma demanda percebida por Nicola Giani, sócio-fundador e ceo da empresa. O profissional também é sócio da Magno Publicidade, de Uberlândia (MG), e viu uma oportunidade para a realização de trabalhos que não se poderiam resolver em sua agência. “Um trabalho pontual de design, para uma pequena empresa, geralmente depende da mesma dedicação que uma peça publicitária para um grande anunciante. Imaginamos que outras agências também deixavam de atender alguns clientes nesse sentido, especialmente tratando-se de micro, pequenas e médias empresas, e que o volume poderia ser suprido com um processo semelhante ao de crowdsourcing”, conta Giani, que indica ter se inspirado no modelo do portal italiano 99designs – que oferece serviços semelhantes e, em três anos de vida, já pagou mais de US$ 20 milhões em recompensa a profissionais do segmento. Além do design de logotipos, que parece ser o mais popular entre os trabalhos procurados e oferecidos, também é possível encomendar banners, layout de sites e blogs, uniformes, cartões de visita, mascotes e papelaria em geral, entre outros serviços.
O ceo enfatiza, porém, que não pretende que sua plataforma faça as vezes de agência de publicidade para determinados clientes, nem “banalize” o trabalho de designers. “Não concorremos com agências, já que o projeto nasceu exatamente na outra via delas e os trabalhos oferecidos geralmente são muito pontuais, individuais e até precedentes ao delas. Quanto aos designers, estamos apenas oferecendo opções para aqueles que muitas vezes não têm como mostrar seu talento, além de oferecer uma nova oportunidade de renda para qualquer um que esteja interessado.
Exemplo próprio
Em aproximadamente dois meses de atuação plena, o FastMarcas já realizou ou ainda mantém disponível cerca de 50 projetos para empresas de diferentes segmentos, indo de escritório de advocacia, consultoria e construtora a padaria, academia de ginástica e pizzaria. Para exemplificar ainda mais o projeto, será apresentado, na próxima quarta-feira (21), o logotipo do próprio portal, que recebeu mais de 500 opções em pouco mais de um mês ao ter seu briefing disponibilizado como o de qualquer outra empresa que escolha o projeto para definir um novo design, pagando R$ 5 mil como recompensa ao autor da identidade vencedora.
Atualmente com cerca de cinco mil designers inscritos, a meta do FastMarcas é chegar a meados de 2012 com 20 mil profissionais cadastrados, disponibilizando uma média de 500 projetos por mês. Para seu primeiro ano de vida, o projeto receberá um investimento total de R$ 1 milhão.
por Karan Novas