O plano comercial da atração, que vai ao ar no próximo dia 17, prevê patrocínios e outras ações dentro da programação

A estreia de Faustão na Band gerou enorme expectativa na emissora e também no mercado. Porém, o plano comercial está cercado de segredos, mas sabe-se que é robusto, assim como os novos formatos. A TV comandada por João Carlos Saad não revela detalhes, como quais marcas devem patrocinar os quadros do programa.

A Band conta apenas que Faustão vai ser exibido das 20h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira, e afirma que não há alteração na faixa das 22h30. Cita como exemplo o Masterchef e relata ainda que a novela Nazaré, exibida das 20h30 às 21h10, termina no próximo dia 14, portanto, alguns dias antes de Fausto Silva entrar no ar.

Já a faixa da Igreja da Graça (21h10 às 22h) deixou de ser exibida. No horário, até a estreia do Faustão, a emissora está apresentando a série Hatfields & McCoys - Amor e Guerra.

Outro programa que a Band está apostando é 1001 Perguntas, que também será apresentado diariamente por Zeca Camargo e está previsto para ser exibido após o Faustão, às 22h30. O ex-apresentador do Domingão deu uma palhinha de como vai conduzir a atração na nova casa, na virada do ano, já no dia 1º de janeiro.

Segundo a assessoria de comunicação da emissora, a audiência do Viradão do Faustão, entre 0h e 0h46, de sábado, foi de 1,3 ponto; share de 3,9 e pico de 2,0. E teve reprise, também no sábado, das 20h30 às 21h16, com 3,2 pontos de audiência; share de 5,8, com pico de 4,4.

Nessa apresentação, ele contou como será o programa, cuja animação vai precisar de muito fôlego, já que sustentar uma audiência diária não é nada fácil, principalmente em tempos de múltiplas telas.

Fausto Silva terá no palco a companhia das tradicionais bailarinas, da jornalista Anne Lottermann e do seu filho, João Guilherme, de 17 anos (Fotos: Divulgação)

Mas a emissora está apostando no carisma do apresentador que chamava muitos anunciantes para a antiga faixa horária, na Globo. Os quadros serão fixos em cada um dos dias da semana e o departamento comercial da Band desenvolveu cotas de patrocínio para cada um dos quadros semanais.

Às segundas, por exemplo, será a Pizzaria do Faustão, que vai reunir três personalidades e atrações musicais para um bate-papo com o apresentador. O palco do programa será transformado numa típica vila italiana para receber os convidados com comida e bebida. A ideia, segundo a emissora, é dar um toque de uma dinâmica divertida e repleta de revelações.

Às terças, o palco será do show de talentos Grana ou Fama. Trata-se de uma competição com artistas de rua de todo o Brasil. A estratégia é trazer esportistas, acrobatas, artistas circenses, dançarinos e todo tipo de talento inusitado. A ideia aqui também é trazer ação e emoção para o palco, conforme a Band.

A atração é uma oportunidade para que os participantes mostrem seu talento para três jurados famosos e ao público em um show de talentos. No final das apresentações do dia, o competidor que avançar no jogo vai ter de escolher entre a grana ou a fama. E às quartas, ele vai comandar a Dança das Feras, muito parecido com a Dança dos Famosos, sucesso no seu antigo Domingão.

Já às quintas será a vez da competição musical Na Pista do Sucesso, que contará com a presença de famosos e também anônimos. Outra atração é o quadro Esta é a sua Vida, que vai homenagear grandes artistas e personalidades do país. Fausto Silva quer surpreender nomes da TV, da música, do jornalismo e do esporte no palco dessa atração do seu novo programa. Toda sexta-feira o programa terá Churrascão do Faustão, com duplas sertanejas e personalidades do esporte.

PREÇOS
O projeto comercial da atração permitirá que os anunciantes patrocinem cada um dos quadros semanais. Pelo período de exposição de 13 semanas, a Band cobra R$ 88 milhões. O patrocinador de cada quadro poderá aparecer na vinheta de oferecimento do conteúdo, além de ter direito a ações especiais e a dois comerciais de 30 segundos no intervalo da atração que optar.

Além do patrocínio dos quadros temáticos, o Faustão na Band também oferece outras alternativas para as marcas. Uma delas é o patrocínio do bloco das tradicionais videocassetadas, que serão exibidas diariamente.

Para cada exposição de 13 semanas nas Cassetadas, o comercial estabeleceu o preço de R$ 87 milhões. A emissora ainda criou o formato da Cassetada Temática, que será veiculada uma vez por semana, que custa na tabela R$ 41 milhões.

O anunciante terá ainda a possiblidade de cotas de patrocínio para outros quadros que vão ao ar ao longo da semana, como Desbravadores do Planeta, Esta é Sua Vida e Histórias de Vida. O investimento em cada uma delas será de R$ 47 milhões, com exposição por 13 semanas.

Outra opção para as marcas que pretendem aparecer no Faustão é ação avulsa, sem nenhuma ligação com os quadros fixos da atração.

Fausto Silva terá no palco a companhia das tradicionais bailarinas, da jornalista Anne Lottermann e do seu filho, João Guilherme, de 17 anos. “Esse time aqui passa tudo isso: sorriso, energia e vitalidade. E isso vai fazer com que todos nós tenhamos forças para, junto com vocês, que são a razão do nosso trabalho, comemorar a grande virada da Band”, disse Fausto Silva no programa especial da virada do ano.

Faustão retorna à Band, onde fez fama na década de 1980, com o programa Perdidos na Noite. Depois foi para a Globo, onde ficou por mais de 30 anos. Ele deixou a emissora da família Marinho em julho de 2021.

A movimentação do apresentador teve grande repercussão nas redes sociais, principalmente entre as mulheres, segundo dados da própria Band. 70% dos comentários publicados na internet foram de mulheres. E 70% foram positivos ou neutros, ainda conforme dados de posse da emissora. Das publicações, 91% foram no Twitter. No total, o assunto gerou um buzz na internet de mais de 310 mil publicações, no último trimestre.