Cientes de que a mobilidade e a conectividade andam juntas, a FCA anunciou nesta quarta-feira (28) uma parceria com a TIM. A iniciativa, que deve começar a ser implementada ainda no primeiro semestre de 2021, vai desenvolver serviços e potencializar a experiência digital dos usuários dentro dos automóveis, que se tornam uma plataforma com mais de 30 features. A tecnologia será embarcada em todas as marcas da companhia no Brasil – Fiat, Jeep e RAM -, e vão contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo e com cobertura 4G da operadora.
Segundo a FCA, com a tecnologia também será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado antes mesmo de entrar no carro. Além disso, o usuário vai poder identificar remotamente eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos.
“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, comenta André Souza, chief information officer da FCA para a América Latina.
Ainda segundo o executivo, a companhia está apenas no começo da jornada e reconhece que existem muitas oportunidades neste amplo contexto. “Vamos realizar parcerias com startups e centros de inovação para tentar identificar outras novas oportunidades que possam ser implementadas e, assim, agregar diferentes experiências aos clientes”, diz.
Para Alberto Griselli, chief revenue officer da TIM Brasil, a parceria com a FCA acrescenta ainda mais valor para os clientes. “Essa parceria é uma demonstração da importância de acordos estratégicas com que estamos trabalhando no país, estimulando e desenvolvendo novos modelos de negócios, oferecendo sempre a melhor experiência para usuários. Um pilar muito importante da companhia atualmente é a internet das coisas (IOT), que vai trazer ainda mais oportunidades”, ressalta.