Nabhan: anunciantes efetivamente podem aplicar melhor suas verbas regionalmente

 

A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) quer ampliar o diálogo com anunciantes no próximo ano, estabelecendo uma “mesa de conversa permanente”, como descreveu Ricardo Nabhan, presidente da entidade, ao final do “Encontro de Lideranças da Propaganda” realizado na semana passada, na Bahia, durante o II Enapro (Encontro das Agências de Propaganda da Bahia) — sempre com a forte participação da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Três encontros com este perfil já estão programados: em Recife (reunindo os players do Nordeste), que irá acontecer em março; e Belo Horizonte (Sudeste) e Porto Alegre (Sul), ainda sem datas definidas. Em setembro, será realizado ainda o Fórum dos Mercados Brasileiros, a terceira edição realizada em parceria com a ABA.

Nabhan diz que a defesa dos mercados regionais — que sempre foi forte tema da Fenapro — deixou de ser interpretada como uma tentativa simplista de dividir melhor as verbas publicitárias nas várias regiões do país e já é vista como uma maneira de fazer com que anunciantes enxerguem melhor as oportunidades de cada região, otimizando suas verbas. “Os anunciantes efetivamente podem aplicar melhor suas verbas regionalmente e a ABA já assumiu essa bandeira. Isso ajudará também o Brasil a avançar. Os anunciantes enxergaram os benefícios. O tema foi abordado, por exemplo, por dois dos palestrantes do Enapro cujos temas eram o futuro do negócio”, afirma.

Depois de um grande balanço do que as regionais do Sinapro (Sindicado das Agências de Propaganda) realizaram em seus estados para desenvolver e fortalecer o mercado publicitário local, cada um deles arriscou prever metas de crescimento para 2013. “O próximo ano será importante para várias regiões. Haverá, por exemplo, grandes eventos em locais onde nunca foram realizados. E as agências podem antecipar e auxiliar muito os anunciantes locais a lidarem com isso”, observou Nabhan.

As mesas de compras também foram pauta das discussões. “É preciso comprometimento: entregar e integrar. Na tentativa de se reinventar, há muitos erros de interpretação por parte das agências. Acredito que é preciso estar atento às mudanças, isso sim. As mesas de compras geram inquietação, pois afastam a discussão da qualidade para a valoração. Precisamos construir relacionamentos próximos e saudáveis com os anunciantes para sermos capazes de colocar, de ambos os lados, nossas inquietações.”, comentou o executivo.

O Enapro, promovido pelo Sinapro-BA, é considerado o mais importante encontro do setor na região e teve como foco o futuro do negócio, com palestras de nomes como Agnelo Pacheco, sócio e presidente da Agnelo Pacheco; João Batista Ciaco, presidente da ABA e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat para o Brasil e América Latina; Hugo Rodrigues, cco e coo da Publicis Brasil; e Luis Fernando Garcia, diretor da ESPM.