O Dia Mundial da Propaganda, comemorado no dia 4 de dezembro, mobiliza o mercado para discutir o setor, comemorar os avanços e manifestar a importância da propaganda para as marcas, agências e a sociedade como um todo. Pensando na data comemorativa, a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) promoveu um concurso cultural envolvendo universidades de todo o Brasil, chamado Fenapró Universitário. Os participantes puderam inscrever seus projetos no Sindicato das Agências de Propaganda de seus respectivos estados.
Os vencedores de cada estado foram para um julgamento, que aconteceu no dia 24 de novembro, na presença dos jurados Fernando Piccinini Júnior (VP de Criação da Rino Com), Oscar de Mattos Junior (Gerente de Relações Institucionais do CENP), Juao França, (Diretor de Criação da De Brito Propaganda), Igor Ota e Marcelo Froes (respectivamente, diretores de Arte e de Criação da Full Jazz). A votação dos 11 trabalhos finalistas ocorreu via streaming e mostrou aos competidores a justificativa sobre as notas recebidas, já que a avaliação de cada trabalho foi aberta.
“Fizemos o processo com transparência e os professores transmitiram nosso julgamento pela internet. Tenho feito cada vez mais eventos em universidade, porque em grupos de 100 pessoas, podemos encontrar cinco estudantes que serão bons profissionais. O desespero de quem está se formando em publicidade é para onde ir ou trabalhar a realizar um bom projeto criativo”, comenta Fernando Piccinini Júnior, VP de criação da Rino Com, que fez parte do júri.
Glaucio Binder, presidente da Fenapro, explica que o objetivo da federação foi estreitar o relacionamento com o meio acadêmico. A ideia surgiu em parceria com os sindicatos de cada estado e o resultado agradou a todos. “O julgamento dos trabalhos via streaming tornou o processo educativo, já que os jurados comentavam tecnicamente sobre os trabalhos. Os vencedores acertaram quando escolheram valorizar o setor e mostrar o quanto somos indispensáveis”, comenta.
A campanha “O diferencial” foi desenvolvida pela dupla João Daniel Alvares e Raul Chathiad, do curso de publicidade e propaganda da ESPM (RJ). A peça fala do quanto a propaganda pode tornar uma marca reconhecida além de seu nome ou produto. “Eles resgataram o argumento para valorizar o nosso negócio e destacaram a relevância da propaganda”, explica Binder.
Os anúncios, dois spots de rádio de 30 segundos e as peças para as redes sociais entram no ar nesta quinta-feira (4). Sobre o Dia Mundial da Propaganda, Binder ressalta que é necessário celebrar a profissão. “Os sindicatos de todo o Brasil valorizam essa data e, inclusive, os prêmios são dados nesta semana. Sobre o concurso, ele entrou para o calendário oficial da Fenapro e a campanha será potencializada para o 4 de dezembro do ano que vem”, finaliza.
Confira o anúncio vencedor.