Fernando Portella terá novos desafios profissionais em 2011. A partir de 1º de fevereiro, o executivo, atualmente ceo da Organização Jaime Câmara, assume a presidência do Grupo Jeireissati, cargo exercido até então por Carlos Jereissati. Portella está no conglomerado goiano de mídia desde 2006 e comandou sua reestruturação, devolvendo saúde financeira ao grupo – atualmente composto por 11 emissoras de TV (afiliadas à Rede Globo), nove de rádio, três jornais e dois portais, todos direcionados ao público de Goiás e Tocantins.
Segundo o ceo, a decisão de mudar de ares foi tomada após a análise de uma série de diferentes elementos: “Completei um ciclo na Organização Jaime Câmara. Quando apareceu essa oportunidade, conversei com o próprio Jaime (presidente do grupo) e decidimos de comum acordo por minha saída. O que me motivou a aceitar o convite do Grupo Jereissati foi, especialmente, o grande desafio que a posição oferece”, explica. Outro ponto que pesou a favor da mudança foi a sede da nova empresa no Rio de Janeiro, cidade natal de Portella e onde vive sua família. Nos últimos seis anos, o profissional chegava a fazer três viagens semanais entre as capitais goiana e fluminense.
Nesse período, a relação entre o executivo e os proprietários da Organização Jaime Câmara chegaram a patamares quase familiares. “Essa foi a parte mais difícil da transição. Passei esses seis anos convivendo diariamente com a família Câmara, mais que com a minha própria”, relata. Pela confiança e pelos resultados conquistados, Portella foi convidado a permanecer como advisor do Jaime Câmara, dando continuidade à sua participação nas decisões da organização. “Irei à Goiânia ao menos uma vez por mês para ver como tudo está caminhando”, confirma.
Inicialmente, o presidente Jaime Câmara deve acumular a função de ceo. Em seguida, outro profissional poderá assumir a função, a ser indicado pelo próprio. Um dos nomes cotados para a posição é o de Cristiano Roriz Câmara, atual diretor de novos negócios e um dos maiores envolvidos no processo de reestruturação do conglomerado de mídia.
Nova casa
A ligação de Portella, que teve importantes passagens por empresas como Citibank e Grupo O Dia, também é de longa data com o Grupo Jereissati. O executivo participou da primeira tentativa de reestruturação da Telemar, integrando o conselho independente da empresa. Também é conselheiro do Iguatemi desde seu IPO, em 2007, e da Oi.
O executivo assumirá a presidência em substituição a Carlos Jereissati, que deixa o cargo para presidir o conselho do grupo. Atualmente os negócios do Grupo Jereissati estão voltados aos segmentos imoiliário (Iguatemi Empresa de Shopping Centers), telecomunicações (Oi), serviços (Contax) e alimentício (Grande Moinho Cearense).
por Karan Novas