Confirmando as previsões da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), o Brasil teve o maior número de inscritos na área Design do Festival Internacional de Publicidade de Cannes 2009. O País tem 174 peças inscritas, seguido pela Alemanha (138) e Estados Unidos (118).

Com o resultado, o Brasil aumentou em quatro vezes o número de peças inscritas em relação ao ano anterior e a categoria tornou-se a única liderada pelo País.

Embora o evento tenha apresentado queda geral das inscrições de 20% em comparação ao ano anterior, a categoria teve crescimento de 362%. Em 2008, apenas 48 peças participaram da premiação, sendo oito de empresas de design. Neste ano, por meio de convênio realizado pela Abedesign e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), foi viabilizada uma maior participação dos designers brasileiros.

“O design brasileiro tem se destacado cada vez mais no mercado mundial e uma participação expressiva em Cannes, com 15% do total das inscrições sendo de brasileiros, pode permitir uma ascensão também no mercado interno e gerar boas expectativas para os profissionais do país”, afirma Luciano Deos, presidente da Abedesign e jurado da categoria no festival.

A ação subvencionou a inscrição de 128 peças e a ida de 30 delegados ao evento, além de proporcionar a montagem de um stand no corredor central do Palais des Festivals, a inserção de folders na bolsa dos delegados e anúncio diário no jornal do evento. A expectativa é que o País receba seis Leões. As outras 46 inscrições são provenientes de outros meios.

“O primeiro objetivo foi atingido, que era aumentar significativamente o número de inscrições e conseguir a liderança da categoria. Agora a meta é receber o maior número de prêmios”, finaliza Luciano Deos.

Leia também:
Cannes registra queda de 20% nas inscrições mundiais