O Festival Mundial de Publicidade de Gramado reunirá em junho agências, empresários da indústria de comunicação e estudantes para a 19ª edição do evento, realizado pela Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) na cidade turística de Gramado, a 125 km de Porto Alegre (RS).

O tema deste ano é a dualidade “razão e emoção” na publicidade, que imita a duplicidade da vida: “Nossa vida é marcada por dualidades. E se até mesmo nosso cérebro é marcado por dois extremos, por que a propaganda haveria de ser diferente?”, explica o programa de divulgação do festival. 

A programação deste ano não está restrita ao mercado publicitário e abraça profissionais de diferentes áreas. Entre os conferencistas internacionais, estão o jornalista britânico Carl Honoré, autor do livro “Devagar – como um movimento mundial está desafiando a cultura da velocidade”, publicado em 2005; Carlos Bensan, presidente da Ogilvy-Earth/Chile e presidente de criação da Ogilvy na América Latina; e Selva Andreoli, mestre em bioquímica e em planejamento de mídia e presidente da agência uruguaia Grupo Perfil. 

Dentre os participantes brasileiros, destaque para Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, que edita, entre outros, o jornal propmark; Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC; Alexandre Lucas, cineasta e diretor da BossaNovaFilmes; Vitor Kijnick, vice-presidente de criação da VML; e André Palmini, diretor do Instituto do Cérebro da PUC-RS, que falará sobre o funcionamento da mente humana. 

O encontro será realizado entre os dias 5 e 7 de junho no Centro de Convenções Serra Park. Ao todo, são esperadas 6 mil pessoas. O Festival Mundial de Gramado acontece em anos ímpares desde 1975 e é considerado o terceiro maior do mundo em número de participantes.  

Solenidade
A abertura, no dia 5, terá a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e palestra do patrono desta edição, Octávio Florisbal, diretor-geral de comercialização da Rede Globo. Durante a inauguração, haverá a entrega do troféu Galo de Gramado a publicitários da América Latina escolhidos pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e a entrega da medalha Maurício Sirotsky Sobrinho para nomes importantes da indústria de comunicação.