Criativos do Brasil, Japão, México, Chile e Argentina elegeram no último sábado (4), o melhor da publicidade mundial em 2008. O júri da Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi realizado na Assembléia Legislativa de Porto Alegre e avaliou trabalhos desenvolvidos para as mídias impressa e eletrônica.
O outdoor “Código de Barras”, criação da agência Opus Multipla para o Shopping Curitiba, levou o Galo de Ouro na subcategoria Mídia Exterior. Na subbcategoria Jornal, os vencedores foram as agências Heads, premiada pelo anúncio “Eurobooks”, desenvolvido para a mega-livraria inglesa de mesmo nome; McCann, com a peça “Pele”, concebida para o Exército de Salvação; e a Quê Comunicação por “Patrimônio Cultural Brasileiro”, criada para a Petrobras.
A subcategoria Revista teve como vencedores “Mudanças”, anúncio da Agência3 para Shangri-la Viagens e Turismo; Gasser Portrait, da TWA Itália para a Gasser; Mutation, da DCS para a Tramontina e “Rabiscos”, criado pela Opus para a Condor. Em Mídia Eletrônica, a japonesa Dentsu recebeu o Galo de Ouro na subcategoria Rádio por “Bad Timing Affair”, criada para a Nihon Yohin. A agência também foi premiada na subcategoria Cinema e TV por “Non blinking woman”, concebida para a Momnaga & Co e por “Watch Dog”, criada para a Secom. Na mesma categoria, foram vencedoras as campanhas “Vota Brasil”, da “W/Brasil” para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “Perfeito para Você”, da DPZ para o Itaú e a chilena “Mensaje a Celulares”, da “SB” para a Bobolat. Na subcategoria Internet, o Galo de Ouro foi para a “Rapp” por “Big Dream”, criada para o Itaú Card.
A mostra dos premiados acontecerá em três momentos: dia 16 de outubro, às 19h, no Museu Nacional de Antropologia e História da Cidade do México; dia 24 de outubro, durante o Festival della Creatività em Florença, Itália; e dia 18 de novembro na Embaixada do Brasil em Tóquio, Japão. Os vencedores irão escolher em qual das três cidades irão receber o prêmio.