Harano, durante sua apresentação em GramadoGrandes nomes da propaganda brasileira e mundial estiveram presentes nesta quinta-feira (6), no 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O japonês Morihiro Harano, diretor de criação da Mori Inc´e jurado do Cannes Lions nas edições de 2012 e 2013, falou sobre ‘Narrativa, tecnologia e mercado’. Ele defendeu novas formas de contar histórias. Para Harano, a primeira pergunta que se deve fazer após receber um briefing de cliente é: “Que tipo de histórias precisamos a partir desse briefing?”.

A mente humana também esteve na pauta desta tarde. Pela primeira vez, um médico foi convidado para palestrar. Trata-se do neurocientista Andre Palmini, que falou sobre o tema ‘Como a mente humana toma decisões’. Ele explicou que todas elas são tomadas com base em experiências anteriores e explicou: “Toda e qualquer tomada de decisão de um ser humano deveria ser embasada em suas decisões passadas, pois através do lobo central é possível vermos que consequências ações semelhantes tiveram no passado e se vale a pena agir da mesma forma novamente”.

A palestra ‘A arte de vender e comunicar’, ministrada por Cristiano Frois, diretor de marketing da Chilli Beans, e Pedro Navio, head da Red Bull, apresentou o poder das marcas. Frois garantiu ao público que essência é a palavra de ordem em uma marca. “Diferentes formas de divulgar sua marca têm que estar ligadas a essa essência, e não ao que é simplesmente moda”, alertou. Já Navio explicou que a empresa onde atua vende muito mais do que bebida, mas atitude e estilo de vida. “Para trazer o consumidor para perto do produto, as marcas têm que estabelecer um diálogo com ele”, sintetizou.

Dado Schneider, professor e ex-publicitário, empolgou o público ao cantar rap no palco. Uma das palestras mais esperadas entre o público acadêmico do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, ‘A emoção tem razão’, atraiu cerca de três mil participantes. Com auditório lotado, o painelista apareceu caracterizado como rapper e com letra de música personalizada. A novidade agradou e o resultado foi uma sucessão de aplausos e risadas.

Aos jovens, Dado explanou alguns conselhos, os quais considera fundamentais para o sucesso dos futuros publicitários. “Não adianta uma grande ideia se não der resultado. É por isso que vocês serão contratados e é por isso que se manterão em seus empregos”, garantiu, destacando em seguida que ter uma boa mensagem e uma boa linguagem faz com que o inconsciente seja atingido, e que é ele quem nos faz comprar. Para Dado, o criativo não pode usar seu cliente para brilhar sozinha, mas precisa ajuda-lo a vender mais.

O painelista também afirmou que se preocupa com a pouca aproximação dos publicitários com seus clientes e alertou: “Gaste sola de sapato. Não podemos ter foco no cliente, precisamos trabalhar com o foco do cliente. O que mais se destaca não é o ego, mas o eco das ações”. Para concluir, ponderou que, na fórmula do sucesso, não pode estar mais qualidade e preço como fator de diferenciação, pois estes são obrigação. O mais relevante é velocidade e disponibilidade.