O II Festival Desencannes, promovido pelo site de mesmo nome, ocorre entre 1º e 14 de agosto e premia peças publicitárias que não foram veiculadas. As campanhas são julgadas pela idéia, sem preocupações com resultado, policies de marcas, adequação ao target ou coisas do gênero. Todas aquelas idéias impublicáveis que surgem espontaneamente durante o processo criativo serão avaliadas por: Aaron Sutton (MPM), Andrea Siqueira (JWT), Erh Ray (Borghierh Lowe), Fabio Saboya (DM9DDB), Guga Ketzer (Loducca), João Caetano (Leo Burnett), Mariana Sá (DM9DDB), Ricardo John (Giovanni+Draft FCB), Sergio Mugnaini (AlmapBBDO), Sergio Gordilho (Africa), Vinicius Miike (Africa), o cartunista Dorinho e o professor Emmanuel Publio Dias (ESPM).
A premiação, exclusivamente virtual, será dividida nas seguintes categorias: Xote List – pérolas pré-selecionadas, mas que não obtiverem votação mínima dos jurados na seleção on-line. O Xote List será conhecido na primeira semana de agosto; Pérolas de Ouro, Prata e Bronze – peças votadas pelo júri na seleção on-line e que tiverem pontuação suficiente para serem reavaliadas no dia 14 de agosto; Grand Pérola (GP) – pérola melhor avaliada pelo júri do Festival entre as mais votadas e que será eleita apenas no dia 14/08. As peças podem ser inscritas até o dia 27 de julho.
Junto com o anúncio oficial do Festival, o Desencannes lança promoção destinada exclusivamente para estudantes de comunicação. O desafio para os universitários é criar um trocadilho usando o nome de um ou mais jurados do Festival. O autor do melhor trocadilho irá compor a mesa de jurados no dia 14 de agosto, podendo votar em suas pérolas preferidas.
O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no hotsite da promoção. Para inscrições e outras informações sobre o II Festival Desencannes basta acessar o site www.desencannes.com/festival.htm.