Começa esta noite a sexta edição do Festival do Rio, principal evento cinematográfico da cidade do Rio de Janeiro. O lançamento do Festival será esta noite com a exibição do ainda inédito A Dona da História no cinema Odeon; a sessão é só para convidados. Amanhã, o Festival do Rio, que inclui vinte mostras, será aberto oficialmente ao público. A grande novidade do festival deste ano é uma nova premiação que envolve o mercado publicitário. Foi criado o Prêmio Melhor Ação de Product Placement para prestigiar as melhores ações de merchandising em cinema. O evento é uma realização do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente – CIMA -, do Grupo Estação e do Ministério da Cultura, este através da Lei de Incentivo Cultural. O patrocínio é da Secretaria das Culturas da Cidade do Rio de Janeiro, da Riofilme e da Petrobras. TV Globo, O Globo, Globo FM, Shopping Rio Sul, Telecine, Clear Channel, Cinemark, Grupo Severiano Ribeiro e Art Filmes são responsáveis pela promoção do evento. O Hotel Le Meridien Copacabana é um dos apoiadores do Festival ao lado da Varig, transportadora oficial do evento. O Festival do Rio acontece entre os dias 23 de setembro e 7 de outubro.