Começa nesta segunda-feira (7) o Festival El Ojo de Iberoamérica, no hotel Hilton, em Buenos Aires, Argentina. O evento reúne trabalhos dos países da América Latina, Portugal e Espanha, nas categorias Cine/TV, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior e Inovação no Uso de Meios.
As peças inscritas foram, inicialmente, julgadas via internet por dez publicitários de cada país que compõe a Iberoamérica, num total de 140. Um dos jurados brasileiros foi Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett.
Durante o festival serão escolhidos os prêmios de ouro e os Grand Prix de cada categoria por um júri formado pelos publicitários Andrea Baier, diretora de negócios da OMD Chile; Candy Crudelle, vice-presidente de criação da Base México; pelos colombianos Luiz Lopes, diretor da Initiative; Nelson Garrido, gerente geral da OMD e pelos argentinos Luisa Abad, presidente da Mindshare; Alejandro Irias, diretor-geral da Zeus Publicidad; Nicólas Lanusse, diretor de criação da CAM Activacíon da Vega Olmos Ponce; Peta Rivera e Hornos, presidente da CraveroLanis BTL e Ricardo Rodrigues Sola, diretor da Brion Arte Industrial. A edição deste ano do festival teve 4.106 peças inscritas. Deste total, 398 são finalistas.
Esse número representou um crescimento de 41% em relação ao ano passado. Paralelo ao festival acontecem uma série de conferências. A primeira delas será “Publicidade, não sejas puta” e será comandada pelos publicitários Papón Ricciarelli e Chavo D’Emilio, diretores de criação da McCann-Erickson argentina.
Outros temas como “Prêmios, como ganhar todos?”, “Tempo para a criatividade”, “Quantas pergunta você se tem feito ultimamente” e “Publicidade sem arrogância” serão abordados pelos palestrantes do festival. O publicitário Silvio Matos também está no roteiro do El Ojo. Ele deve falar sobre “Há vida depois da publicidade?”.
A cerimônia de encerramento do festival acontece na noite de quarta-feira (9).