O 15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi lançado hoje (7) em Porto Alegre,  no Rio Grande do Sul. O publicitário Alberto Freitas, presidente desta edição, apresentou as novidades e a campanha publicitária, que irá destacar o tema ‘Verdade ou Conseqüência. A propaganda e o consumidor consciente’. O evento também contou com a presença do presidente internacional da associação latino-americana de agências de publicidade, Luiz Coronel, que recordou a trajetória do evento e a sua relevância. O festival será realizado entre os dias 1º e 3 de junho de 2005, no Centro de Exposições de Gramado, e será concomitante ao 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, que objetiva aprimorar as relações entre as agências, clientes e veículos de comunicação do mercado. Estima-se que serão inscritas para a próxima edição cerca de três mil peças e campanhas de mais de 35 países, as quais serão avaliadas por um júri internacional formado por um grupo de diretores de criação. O lançamento da campanha será por meio de pôster oficial do evento, que vai circular a partir de dezembro nas principais agências da Europa, Estados Unidos, América Latina e Ásia nas versões inglês e espanhol. A campanha se desdobra em comercial para TV, spots e anúncios que serão publicados a partir de janeiro de 2005 em veículos nacionais. Entre os palestrantes convidados estão Gian Luigi Longinotti-Buitoni, presidente e CEO da Ferrari North América; José Saramago; escritor – Prêmio Nobel de Literatura; Naomi Klein, escritora e ativista canadense, autora do livro ‘No logo’; Stalimir Vieira, publicitário e colunista de diversos jornais; Nelson Sirotsky, presidente da ANJ; Octávio Florisbal, superintendente da Rede Globo; Arnaldo Jabor, cineasta, jornalista e articulista; e os publicitários Fábio Fernandes, da F/Nazca S&S; Nizan Guanaes, da África; Washington Olivetto, da W/Brasil; Eduardo Fischer, da Fischer Amércia; Julio Ribeiro, da Talent; Marcelo Serpa, da AlmapBBDO, entre outros.