O Festival of Media LatAm, que ocorre em Miami entre os dias 1 e 3 de outubro e conta com patrocínio do SBT, divulgou a agenda oficial do encontro. Que discutirá, basicamente, as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram na América Latina nos últimos anos, impactando diretamente na globalização da região, transformando identidades antigas e criando um novo tipo de poder.
A lista de profissionais que irão comandar os diversos seminários do festival é bem variada, e conta com nomes como o apresentador de TV e “futurista” Jason Silva, que abordará temas como biotecnologia e genética, de acordo com o viés do marketing. Já “autoridades” da mídia mundial, como Gerhard Zeiler, presidente da Turner Broadcasting System International, e Bob Bakish, CEO da Viacom International Media Networks, irão abordar como os protagonistas do setor criam conteúdos envolvente, inteligente e distinto e que ajudam a transformar o relacionamento com públicos-chave na América Latina e no resto do mundo.
Entre os brasileiros, estão confirmadas apresentações de Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, e João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, que em apresentações distintas irão falar de temas como o storytelling. Já Paulo Stephan, diretor-geral de mídia da Talent, e Guga Ketzer, sócio e VP de criação da Loducca, terão Neymar e as redes sociais como assuntos, em campanhas de alto impacto na internet para Santander (Talent) e a comentada “Somos todos macacos” (Loducca).
O conteúdo vai além dos profissionais de comunicação – os pilotos Bruno Senna e Lucas Di Grassi, ambos com passagem pela Fórmula 1, vão falar sobre a Fórmula E, competição “sustentável” criada pela FIA, formada por carros elétricos. Entre os assuntos que serão abordados pelos pilotos estão como atrair publicidade para esta nova categoria.
Jurados
Sergio Gordilho, sócio e diretor-geral de criação da Africa; Gustavo Gaion, vice-presidente de mídia da Y&R; Alexandre Ugadin, vice-presidente de mídia da FCB Brasil; Andrea Napolitano, diretora de marketing da BRF; e Renata Valio, head of media da Wieden + Kennedy São Paulo, serão os jurados brasileiros presentes em Miami.
Antes disso, outros profissionais brasileiros fizeram parte do júri do shortlist, cuja avaliação foi feita online: Paulo Sant’Anna, diretor-geral de mídia da Taterka; Fabio Freitas, diretor nacional de mídia da F/Nazca S&S; Flavio Rezende, diretor-geral de mídia da DPZ; Fernando Salles, vice-presidente de mídia da Leo Burnett Tailor Made; Patricia Weiss, consultora estratégica de branded content & entertainment e transmídia na Asas da Imaginação; e Ricardo Pedro, superintendente de marketing da Qualicorp.
O Brasil é o país que mais emplacou finalistas no festival, com 21 trabalhos. As agências brasileiras que tiveram mais peças selecionadas foram a FCB Brasil e CuboCC, ambas com quatro finalistas; seguida pela Leo Burnett Tailor Made, com três.
O presidente do júri, que comandará cerca de 50 profissionais na cidade da Flórida, será Randy Ranson, vice-presidente comercial da SABMiller para a América Latina. O embaixador do Festival of Media LatAm no Brasil é Alessandre Siano.