O Fiap 2008 (Festival Ibero-americano de Publicidade) começou na manhã de hoje (14), no Hotel Sheraton Buenos Aires, e se estende até a próxima sexta (18). Os jurados estão reunidos desde sábado (12), onde julgam as peças que entrarão para o short list. Esta é a edição com o maior número de jurados trabalhando ao mesmo  tempo. “Nos últimos anos, as peças de inovação e mídia, marketing direto e rádio eram julgadas pela internet. Hoje, somente as categorias internet e técnicas de produção audiovisual têm julgamento online”, disse Daniel Marcet, coordenador do Fiap.

O festival recebeu um total de 5.307 peças, sendo que 600 ficaram de fora porque foram enviadas após o término do prazo estabelecido pela organização. O Brasil está em terceiro lugar em número de trabalhos inscritos, com 532. A Argentina lidera com 1.019, seguida da Espanha, que inscreveu 707 peças. México está em quarto lugar, com 507, e Colômbia
em quinto, tendo inscrito 437. O Brasil é representado nesta edição por Mario D`Andrea, cco da JWT e presidente do júri de rádio, Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca S&S e jurado de TV; Guilherme Jahara, diretor de criação da DM9DDB e jurado de mídia impressa e outdoor; Flávio Salles, ceo da Sun MRM Worldwide e jurado de marketing direto; Guga
Ketzer, diretor de criação da Loducca, e Sergio Mugnaini, diretor de criação da AlmapBBDO, no júri de internet, além de Fábio Soares, sócio da Conspiração Filmes, no júri de técnicas de produção audiovisual.

Paralelamente, o Fiap exibe hoje a primeira edição do ExpoToons – festival de animaçao, além das primeiras peças de mídia impressa, outdoor, marketing direto e inovação e mídia.

Kelly Dores, de Buenos Aires