Estiveram reunidos hoje, quarta-feira (28), em São paulo, os sete jurados brasileiros da edição 2007 do Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade), que acontece de 23 a 27 de abril em Buenos Aires. O evento, que contou com a presença de Daniel Marcet, diretor-geral da premiação, trouxe três novidades: a inserção da categoria Marketing Direto e uma competição entre as peças finalistas de três dos maiores festivais regionais do mundo; o próprio Fiap, representando a América, o Golden Drum, pela Europa, e o Ad Fest, pela Ásia (é possível, posteriormente, a representação também da África). A terceira do festival, que será presidido por Augustín Elbaile, vp de criação da McCann Espanha, é que pela primeira vez as inscrições poderão ser feitas totalmente via internet (e parte do julgamento das peças também será online). Luiz Buono, da Fábrica, que será jurado na nova categoria, declarou que a chegada do marketing direto às principais competições publicitárias é resultado de uma quebra de barreiras entre as disciplinas que compõem a propaganda: “O avanço do marketing direto é uma conseqüência dessa quebra, parte de uma mudança global, porque todas as disciplinas hoje estão trabalhando para trazer os resultados que os clientes tanto querem”.
A lista dos jurados brasileiros do festival é: Tomás Lorente, da Y&R; Clóvis Mello, da Cine; Suzana Apelbaum, Africa; Mario D’Andrea, da JWT Curitiba; Luiz Macedo, da Juke Box; Luiz Buono, da Fábrica; Aaron Sutton, da MPM e Paulo Camossa, AlmapBBDO