A organização do Fiap anunciou ontem (21) no evento de premiação Pós Fiap, em São Paulo, a criação do prêmio Copa Intercontinental de Publicidade. A competição reunirá os finalistas dos festivais regionais AdFest (Ásia, Pacífico), Fiap (Iberoamérica) e Golden Drum (Nueva Europa) em Valência, na Espanha. Os trabalhos serão julgados pelos presidentes do júri de cada festival além de outros profissionais convidados do mundo publicitário. Na edição 2007, o Clube de Diretores de Arte da Europa (ADCE) também participará como convidado especial. Por conta disso, os trabalhos de países europeus não inscritos nos festivais regionais também poderão competir.
A Copa terá três categorias: produtos e serviços (alimentos, bebidas, cuidados pessoais, entre outros), meios (cinema e TV, rádio, gráfica, etc) e melhor uso (melhor uso de cultura local, melhor idéia universal criada para mercado local, melhor integração de idéia global, melhor conceito, entre outros).
A entrega do prêmio será em Valência (Espanha) será de 22 a 24 de novembro de 2007. O objetivo é que a Copa Intercontinental feche a temporada de festivais internacionais de publicidade ao redor do mundo. Neste ano, concorrem aos troféus da Copa o AdFest (realizado em março), Fiap (abril) ADCE (junho) e Golden Drum (outubro). O presidente do júri é Michael Conrad (Alemanha), com quatro representantes do mercado iberoamericano: Augustín Elbaile (Espanha), Hermán Ponce (Argentina), Marcello Serpa (Brasil) e Toni Segarra (Espanha). Nesta edição, o Brasil tem 186 trabalhos finalistas (92 são da AlmapBBDO). O país da região iberoamérica com maior número de inscrições é a Argentina (303) seguida da Espanha (203) e Brasil. Mais informações em http://www.thecupawards.com
Sandra Silva