A Sunset, empresa que pertence ao Grupo ABC (que controla também a Africa e a DM9DDB, entre outras), deu um “upgrade em sua carteira de clientes com a conquista da conta de CRM (Customer Relationship Management) da Fiat. A agência será responsável por toda a conta de marketing direto e relacionamento do anunciante no Brasil. O processo de concorrência  aberto pela montadora durou aproximadamente um ano e, na reta final, a Sunset disputou o anunciante com Fábrica e DatamídiaFCBi, braço de marketing direto do Grupo FCB, e que cuidava da conta há sete anos.

De acordo com Guto Cappio, presidente da Sunset, esta foi uma das melhores concorrências da qual já participou, pois antes de entregar o brienfing, a Fiat visitou, durante cinco meses, cerca de dez agências. No final, pediu projetos às três que foram para a disputa final. “A primeira fase foi para o cliente analisar as estruturas e capacidade (de produção, atendimento, criação, expertise) na área de CRM. O processo passou por várias análises – marketing, relacionamento, compras – fomos avaliados por diversas áreas dentro da Fiat. Acredito que seja o processo mais correto, pois, diferentemente do que ocorre, o anunciante também teve muito trabalho para chegar às três agências. Na maioria das concorrências, os criativos têm muito trabalho e os clientes quase nenhum”, comentou o publicitário.

Essa é uma das maiores contas de relacionamento do mercado e, para atender o novo cliente, a agência montou uma equipe que já possui mais de 20 profissionais, sendo que parte dela ficará sediada em Belo Horizonte (MG), na nova sede que a Sunset terá na capital mineira a partir de maio. Além de Fiat, o escritório de Minas cuidará também da conta da siderúrgica Acelor Mital. “A equipe que cuidará de Fiat já passa de 20 pessoas. A maioria já estava na estrutura e fizemos um remanejamento para atender a melhor o cliente”, comenta Guto.

Além do novo escritório em BH, a Sunset, em processo de plena expansão, prepara para o fim do mês o lançamento de uma operação na cidade do Rio de Janeiro, que cuidará do medicamento GSK, do laboratório Glaxo SmithKline. A agência provavelmente terá também dois novos clientes para a unidade carioca, que estão quase fechados. “Não posso dizer quais são os clientes, mas digo que são grandes contas e que isso será uma grande conquista para nós”, disse o presidente da agência. Além de São Paulo, a agência tem também uma operação em Curitiba, que cuida de GVT.

O primeiro trabalho para o anunciante estréia ainda no primeiro semestre.

Claudia Pereira