Não é por acaso que um carro batizado Fiat Idea motive os publicitários a exercerem a originalidade. Como o próprio nome sugere, a estratégia de lançamento da montadora italiana começou com uma plástica diferenciada. Inspirado no filme “Dogville”, de Lars von Trier, o comercial criado pela Leo Burnett e produzido pela Republika Filmes, buscou quebrar a rotina das imagens exuberantes (típicas nos lançamentos de minivans) ao mostrar um cenário surrealista que culmina num bela paisagem. Para embalar um hit cubano, decreta: “Aproveite o dia e saia da rotina”.
A sustentação da campanha continua na mesma linha criativa: surpreender através do inusitado. Um dos destaques são as peças para internet, criadas pela AgênciaClick. Num primeiro momento, tinham apelo mais racional e apresentavam as características e benefícios do modelo. Agora, entra numa fase bem mais lúdica e emocional. “Criar essa atmosfera mais leve e fugir do lugar-comum é uma tendência mundial. O filme da Honda, que ganhou GP em Cannes neste ano, demonstra esse novo posicionamento”, diz Ricardo Figueira, diretor de criação da AgênciaClick.
Em parceria com a Trattoria, a agência desenvolveu uma série de personagens de massinhas. “A meta é criar um vínculo emocional com o consumidor, que já conhece o carro e suas características, e agora precisa ser envolvido ou se deixar envolver pelo modelo”,
explica. Ele ainda arrisca dizer que essa foi a campanha mais complexa em que trabalhou. “Usamos recursos em flash e tivemos uma enorme retaguarda de um banco de dados. Foram produzidas cerca de 40 criações e 400 peças diferentes”. As peças mostram situações divertidas, como a de uma vaquinha que é abduzida por um ovni ou ainda de um polvo cor-de-rosa que pega carona num submarino amarelo. “Essas interações materializam experiências proporcionadas por um carro que se chama Idea e se apropria do conceito de originalidade”, diz Figueira. Para o internauta, a agência criou uma espécie de photoshop, com o qual o usuário pode exercitar a criatividade.