O novo carro da Fiat, o Punto, chega ao mercado latino-americano com uma campanha criada pela Leo Burnett que associa a inovação tecnológica deste carro em “versão sporting” à linguagem do mundo virtual da internet ou das revistas em quadrinhos em uma brincadeira que mistura realidade e ficção. No domingo (12), entra no ar nos canais abertos, o teaser da campanha, um filme dirigido pelo fotógrafo Andréas Heininger, autor também das fotos da mídia impressa. Filmado em estúdio, o teaser não revela em momento algum a marca do carro.
Na semana seguinte, a partir do dia 17, os três filmes, “Bola de Cristal,“Real Life e “Heroína” entram no ar com versões de 60” e 30”. Os filmes foram dirigidos por Carlos Manga Jr., da Republika Filmes, e foram rodados em Santos. Em “Bola de Cristal”, a linguagem é de um filme de ação em que o personagem vê seu futuro em uma bola de cristal e decide não ficar esperando, mas ir atrás dele. A bela mulher que ele vê dentro da bola surge, num passe de mágica, dentro de uma bola de cristal gigante e ele a persegue apaixonadamente com o carro. “Real Life” inverte a proposta do Second Life e mostra um personagem que vive no mundo virtual passando para a realidade e descobrindo que viver intensamente nesse novo mundo é muito melhor. Em outro filme, um rapaz se apaixona pela heroína de uma história em quadrinhos e a traz para o mundo de verdade disposto a viver uma paixão impossível por um dia. A trilha é da banda Shout Out com um som indie rock, uma batida potente voltada para o publico jovem da Fiat. Uma versão mais lenta da musica foi criada pela Sax So Funny para o filme Heroína e tem o vocal inédito do próprio diretor Manguinha. A comunicação conta ainda com anúncios seqüenciais em revista, mídia exterior (fora de SP), cinema e muitas ações de internet criadas pela agência Click. A campanha será adaptada para todos os países da América Latina onde o Punto está sendo lançado. A produtora dos efeitos especiais utilizados nos filmes é a Lobo Filmes, com
direção do Mateus de Paula.