Um carro criado há mais de cinqüenta anos no mercado italiano, em meio ao pós-guerra, mas que agora chega ao Brasil apontando para o futuro. A descrição é do Fiat 500 (Cinquecento), ícone da montadora que chega ao país com design diferenciado, alta tecnologia embarcada e ecologicamente amigável.

Uma campanha em diversas mídias, com criação da Leo Burnett, AgênciaClick, Sunset e The Market Store, divulga o novo produto. Um comercial de um minuto com animação 3D hiper realista, criado pela Leo, começar a ser veiculado no próximo dia 10 de outubro, marcando a chegada do carro ao país. A estratégia de lançamento conta ainda com uma grande ação na internet, envolvendo o uso das redes sociais com ferramentas diferenciadas, e iniciativas para iPhone.  A chegada do Fiat 500 no Brasil envolveu até uma festa no Copacabana Palace, com show de Edu Lobo, entre outros artistas, para apresentar o carro ao trade de automóveis, no último dia 30.

“Com o Fiat 500, a Fiat traz para o mercado uma bandeira de uma nova época para a indústria automobilística. O Cinquecento é um lançamento importante, pelo carro que é e pelo conceito, um veiculo menor, mais ecológico, com tecnologia de ponta. O filme da campanha traz a modernidade, sem ser chato, cheio de humor”, comenta Ruy Lindenberg, vp de Criação da Leo. 

O texto do comercial que entra no ar esta semana resume o conceito que a Fiat quer trabalhar com este produto. “Esse é um novo tempo. Um tempo onde todos podemos nos sentir mais livres, respirar melhor. Um tempo em que dividimos não apenas sonhos, mas também o planeta em que vivemos, o espaço em que circulamos, as viagens que fazemos. Um tempo em que você é quem manda na tecnologia, e não ela em você. Esse tempo nos une e nos torna mais parecidos, ao mesmo tempo em que nos diferencia e faz cada um de nós único e especial”, diz o filme que finaliza com a assinatura “Fiat 500. O carro do nosso tempo.”

A campanha foi criada por  Breno Balbino e Fabio Nagano, com direção de criação de Ruy Lindenberg. Ela envolve ainda mídia impressa e material de ponto de venda. “O Fiat 500 traz uma visão da empresa a respeito do mercado automobilístico. Ele tem design, tecnologia, é ecológico. É como uma bandeira para os próximos lançamentos da Fiat”, aponta Lindenberg.

Claudio Souza, diretor de negócios da AgenciaClick, também destaca o diferencial do carro. “É uma aposta bacana da Fiat no segmento, um modelo diferenciado. Por isso, partimos para uma iniciativa também diferenciada para divulgá-lo na internet. Na primeira etapa, colocamos uma página do carro no portal da Fiat e a partir do dia 8 entraremos com um espaço para o internauta montar o seu carro, mas de forma inovadora, em 3D, uma experiência diferenciada na qual a pessoa clica em cada um dos acessórios. Nenhuma montadora tem algo parecido”, diz. Ele antecipa que, uma semana após o dia 8, será colocada na internet uma ferramenta que criará uma identidade digital para o internauta. “É uma espécie de consolidador de todas as redes sociais que o usuário tiver. Ele entra no site e diz as redes sociais que em está presente. A partir daí, o aplicativo faz a leitura dele através de seus posts, uma espécie de tracking das redes, e gera uma identidade digital. Com estes dados, sugerimos para ele um Fiat 500 que tenha a cara dele”, conta. O diretor de negócios da Agência Click também antecipa que será gerado um endereço de internet com o carro feito para o perfil deste usuário, para que ele coloque o link em suas páginas nas redes sociais espalhando a ação na internet. “Apostamos muito forte nas redes sociais por serem super aderentes ao produto”, concluiu.

O Fiat 500 (Cinquecento) foi relançado inicialmente na Europa em julho de 2007, exatos cinquenta anos após a estreia do carro no mercado. Ele estava fora de linha desde 1975, ano até o qual foram produzidos 3,8 milhões de unidades. Há dois anos a nova geração do Fiat 500 chegou ao mercado, alcançando grande sucesso de vendas na Europa. No início da produção, a previsão era de que seriam vendidas 80 mil unidades por ano. Passados dois anos, a marca superou os 400 mil exemplares. O Fiat 500 chega agora ao Brasil em quatro versões, com uma campanha criada especificamente para o mercado local.

Teresa Levin